25% dos internautas gastam mais do que podem para agradar os outros

O levantamento revela ainda que 12% dos entrevistados compram mais do que podem com o intuito de manter a reputação

Escrito por Redação ,

Um quarto dos brasileiros (25%) admitem comprar produtos que extrapolam o orçamento apenas para agradar os outros. É o que mostra a pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realizada em todas as capitais somente com internautas que vivem fora do seu padrão de vida. 

O perfil destes consumidores são de pessoas com idade entre 25 e 35 anos (35%). O levantamento revela ainda que 12% dos entrevistados compram mais do que podem com o intuito de manter a reputação ou a boa imagem perante os demais e 11% realizam suas compras pensando mais no que as pessoas ao seu redor vão achar deles do que na própria satisfação pessoal.

Vida glamorosa

De acordo com a pesquisa, seis em cada dez (59%) entrevistados reconhecem que a necessidade de conquistar coisas novas e a expectativa de melhorarem de vida explicam, em parte, o fato deles gastarem mais do que deveriam. Há ainda aqueles que estouram o orçamento ou fecham o mês sem sobras de dinheiro porque gostam de manter uma vida glamorosa e confortável (24%) e os que atribuem às dificuldades enfrentadas no dia a dia (18%) como razão para não controlarem seu orçamento doméstico.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.