20,8% dos empregados não têm carteira assinada no CE

O Ceará é o segundo estado, juntamente com Sergipe, com maior proporção de assalariados sem carteira de trabalho assinada

Escrito por Redação ,

Mais de um em cada quatro empregados no Ceará exerce sua atividade sem acesso a direitos trabalhistas, revelou pesquisa apresentada nesta manhã pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

De acordo com o levantamento, o Ceará é o segundo estado, juntamente com Sergipe, com maior proporção de assalariados sem carteira de trabalho assinada, ficando atrás apenas da Paraíba (21,1%). O número de trabalhadores nesse tipo de situação no País supera o contingente de 18,6 milhões de pessoas, número ainda inferior que em anos anteriores.

O estudo ainda detectou que o setor público foi o único que ampliou, em dez anos, a proporção de trabalhadores sem carteira. De todos os cargos da administração pública, à exceção dos concursados, a proporção evoluiu de 52% em 2003 para 58,3% em 2013. O setor agrícola é o que tem maior proporção de assalariados sem carteira assinada, com 59,4% dos postos de trabalho.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.