Vacinação em Fortaleza: campanha deve visitar mais de 2 mil casas por dia a partir de fevereiro

A informação foi anunciada pela secretária Municipal da Saúde, Ana Estela Leite, durante uma transmitida ao vivo nesta quarta-feira (27)

Escrito por Carol Melo ,
Esta é a imagem de duas profissionais de saúde vestindo blusas amarelas e usando equipamentos de proteção, como máscaras e toucas, visitam domicílios em Fortaleza durante campanha de vacinação contra a Covid-19.
Legenda: A vacinação domiciliar de idosos começou nesta quarta-feira (27) na Capital
Foto: Isanelli Nascimento

A campanha de vacinação contra a Covid-19, em Fortaleza, deve visitar, por dia, mais de 2 mil residências de idosos com mais de 75 anos a partir de fevereiro. A informação foi anunciada pela secretária Municipal da Saúde, Ana Estela Leite, durante uma transmitida ao vivo nesta quarta-feira (27).  A gestora explicou que a prefeitura está aumentando as equipes de imunização e até o fim da próxima semana terá 70 equipes visitando os domicílios agendados. 

Veja também

A imunização domiciliar de pessoas acima de 75 anos começou nesta quarta. No total, 97 casas serão visitadas ao longo do dia. Conforme a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o objetivo é ampliar, até o fim da semana que vem, o número de equipes de profissionais de 10 para 70, o que permitirá aumentar a capacidade de visitação para mais de 2 mil diariamente.

Segundo Ana Estela Leite, a campanha de vacinação domiciliar em Fortaleza segue os critérios definidos pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), que orienta que idosos acamados sejam imunizados primeiro, seguidos pelos de maior faixa etária. Os bairros onde há maior incidência de casos e de mortalidade pela infecção também irão receber prioridade.

No total, mais de 25 mil doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em profissionais da saúde e idosos na Capital, informou a gestora da Pasta. No domingo (25), as 1.390 pessoas que integram o grupo de risco da Covid-19 e que estão internados em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) foram imunizados no prazo previsto.  

Pedido de desculpas

Durante a coletiva, a secretária ainda lamentou pela instabilidade e falhas apresentadas pelo sistema de agendamento de vacinação do município. Um dos erros permitiu que idosos conseguissem reservar horários no Centro de Eventos para receber o imunizante, porém, a ocasião que era voltada apenas para profissionais da saúde.   

"Tivemos mais de 1 milhão de acessos à plataforma em menos de 12h de lançamento e isso gerou algumas falhas no sistema", justificou Ana Estela Leite, que ainda agradeceu o empenho dos profissionais da saúde na realização da campanha de imunização na Capital.      

Início da vacinação no Ceará

A vacinação contra a Covid-19 no Ceará começou em 18 de janeiro. Até esta quarta-feira (27), o Estado já recebeu três lotes de imunizantes, que totalizam 334,9 mil doses. O primeiro carregamento, com 218 mil doses da CoronaVac, chegou em 18 de janeiro.

O segundo, com 72,5 mil doses da vacina produzida pela farmacêutica AstraZeneca junto à Universidade de Oxford, foi entregue no último sábado (23). Nesta segunda-feira (25), mais 33,2 mil doses da CoronaVac chegaram em solo cearense.  As duas vacinas foram aprovadas para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 17 de janeiro. 

Conforme o plano de vacinação do Governo do Estado, pertencem ao grupo prioritário profissionais de saúde, idosos institucionalizados, indígenas, deficientes institucionalizados e idosos com 75 anos ou mais. As doses já recebidas contemplam apenas 33,6% das pessoas pertecentes aos grupos. 

A vacinação de profissionais de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19 começou em 18 de janeiro, nas próprias unidades ondem trabalham, e na últia segunda-feira (25) no Centro de Eventos do Ceará. A imunização de idosos abrigados em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) começou em 19 de janeiro e , em Fortaleza, foi concluída no domingo (25)

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados