Mais de 33 mil doses de vacina contra Covid-19 chegam ao Ceará

O avião com os imunizantes desembarcou na tarde desta segunda-feira (25)

Avião descarregando vacinas contra a Covid
Legenda: Este é o terceiro voo que chega a Fortaleza com doses de vacinas contra a Covid-19
Foto: Reprodução

O terceiro lote de vacinas contra Covid-19 desembarcou no começo da tarde desta segunda-feira (25), em Fortaleza. Desta vez, chegaram 33,2 mil doses da CoronaVac. Este lote do imunizante teve uso emergencial aprovado na última sexta-feira (22). O voo partiu de São Paulo.

No último sábado (24), o Estado recebeu um lote do imunizante do laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. São 72,5 mil doses da vacina. Desse total, 34% das doses ficaram em Fortaleza e 66% foram destinados para o Interior 66%.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), "há previsão de chegada já em fevereiro de mais vacinas da Oxford/AstraZeneca (Fiocruz) ao Ceará, ainda sem data e quantidades definidas".

Vacinação no Ceará

A primeira remessa do imunizante CoronaVac chegou ao Ceará no dia 18 de janeiro, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Eram 218 mil doses.

Até este domingo (24), segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) 18.153 pessoas receberam o imunizante em Fortaleza. Destes, 16.763 são profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 e 1.390 são idosos e trabalhadores de instituições de longa permanência.

A técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, 51, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no estado do Ceará. A imunização da profissional da saúde foi aplicada no braço esquerdo e ocorreu no local de trabalho dela, no Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza. Sob aplausos, ela foi recebida pelo governador Camilo Santana e pelo secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto.

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza