Ceará recebe 72,5 mil doses da vacina de Oxford contra a Covid-19

Imunizante chegou ao Estado na noite deste sábado após a Fiocruz concluir a análise de segurança

Escrito por Redação,

Metro
Legenda: As 72.500 doses chegaram na noite deste sábado (23)
Foto: Fabiane de Paula

O Ceará recebeu, na noite deste sábado (23), 72.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. O imunizante chegou ao Brasil na última sexta-feira (22) e começou a ser distribuídas aos estados nesta tarde após a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) concluir a análise de segurança das duas milhões de doses.

O voo que trouxe o novo lote ao Ceará pousou às 22h10 no Aeroporto de Fortaleza. Os imunizantes seguiram do terminal de cargas para o Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer), onde será distribuída para os municípios cearenses. 

A vacina chegou ao País em um voo da Emirates que pousou às 17h20 no Aeroporto de Guarulhos. A carga foi transportada em um avião da Azul até a Base Aérea do Galeão, na qual chegou às 22h. A Fiocruz passou a madrugada e a manhã deste sábado fazendo uma análise de segurança, seguindo exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Primeiras doses no Ceará

A vacinação no Estado começou na última segunda-feira (18), quando 218 mil doses da Coronavc foram entregues. O imunizante chegou no fim da tarde e no mesmo dia os primeiros cearenses foram vacinados. 

A técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, 51, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no estado do Ceará. A imunização da profissional da saúde foi aplicada no braço esquerdo e ocorreu no local de trabalho dela, no Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza. Sob aplausos, ela foi recebida pelo governador Camilo Santana e pelo secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto.

 

Locais de vacinação em Fortaleza 

vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza não ocorrerá, neste momento, nos postos de saúde, mas será agendada em centros de vacinação ou nos próprios domicílios de acordo com os grupos prioritários. Segundo a Secretaria de Saúde do Município (SMS), oito locais serão destinados para aplicação do imunizante, são eles: 

  1. Centro de Eventos
  2. Estádio Presidente Vargas
  3. Ginásio Paulo Sarasate
  4. Castelão
  5. Cuca Mondubim
  6. Cuca Jangurussu
  7. Cuca José Walter
  8. Cuca Barra