Ceará recebe 72,5 mil doses da vacina de Oxford contra a Covid-19

Imunizante chegou ao Estado na noite deste sábado após a Fiocruz concluir a análise de segurança

Escrito por Redação ,
Legenda: As 72.500 doses chegaram na noite deste sábado (23)
Foto: Fabiane de Paula

O Ceará recebeu, na noite deste sábado (23), 72.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. O imunizante chegou ao Brasil na última sexta-feira (22) e começou a ser distribuídas aos estados nesta tarde após a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) concluir a análise de segurança das duas milhões de doses.

O voo que trouxe o novo lote ao Ceará pousou às 22h10 no Aeroporto de Fortaleza. Os imunizantes seguiram do terminal de cargas para o Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer), onde será distribuída para os municípios cearenses. 

Veja também

A vacina chegou ao País em um voo da Emirates que pousou às 17h20 no Aeroporto de Guarulhos. A carga foi transportada em um avião da Azul até a Base Aérea do Galeão, na qual chegou às 22h. A Fiocruz passou a madrugada e a manhã deste sábado fazendo uma análise de segurança, seguindo exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Primeiras doses no Ceará

A vacinação no Estado começou na última segunda-feira (18), quando 218 mil doses da Coronavc foram entregues. O imunizante chegou no fim da tarde e no mesmo dia os primeiros cearenses foram vacinados. 

A técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, 51, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no estado do Ceará. A imunização da profissional da saúde foi aplicada no braço esquerdo e ocorreu no local de trabalho dela, no Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza. Sob aplausos, ela foi recebida pelo governador Camilo Santana e pelo secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto.

 

Locais de vacinação em Fortaleza 

vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza não ocorrerá, neste momento, nos postos de saúde, mas será agendada em centros de vacinação ou nos próprios domicílios de acordo com os grupos prioritários. Segundo a Secretaria de Saúde do Município (SMS), oito locais serão destinados para aplicação do imunizante, são eles: 

  1. Centro de Eventos
  2. Estádio Presidente Vargas
  3. Ginásio Paulo Sarasate
  4. Castelão
  5. Cuca Mondubim
  6. Cuca Jangurussu
  7. Cuca José Walter
  8. Cuca Barra 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.