Após erro no sistema, idosos comparecem para se vacinar no Centro de Eventos

Idosos devem aguardar o comunicado da Sesa. A vacinação desse grupo ocorrerá somente na quarta-feira (27)

vacinação
Legenda: Idosos estão sendo vacinados na tarde desta segunda-feira. Porém, a recomendação é que aguardem para a imunização em casa ou drive-thru
Foto: Camila Lima

Após erro no sistema de agendamento para a vacinação, idosos com mais de 75 anos compareceram para se vacinar contra Covid-19 ao Centro de Eventos, na tarde desta segunda-feira (25). O Diário do Nordeste presenciou alguns deles sendo vacinados. No entanto, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) enfatiza que a imunização desse grupo só começa na quarta-feira (27) nas casas dos pacientes ou em drive-thrus.

A recomendação para os que conseguiram agendar é aguardar o contato da pasta para evitar o risco de exposição ao novo coronavírus. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, os idosos que compareceram foram atendidos para evitar transtornos. Um espaço de drive-thru foi montado para atender essas pessoas.

"Devido a inconsistências no sistema VacineJá, 863 idosos agendaram sua vacinação contra a COVID-19 para o Centro de Eventos. A SMS pede aos idosos para não compareçam ao local, conforme orientação repassada para os mesmos por telefonemas, mensagens via Wathasapp e e-mail. No entanto, não há prejuízo para aqueles que estão se dirigindo ao local, nesta segunda-feira (25/01), pois estão recebendo a vacina em sistema drive-tru, a fim de garantir o cumprimento dos protocolos sanitários de distanciamento social", diz a SMS em nota.

O grupo com mais de 75 anos deve fazer cadastro pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza ou pelo site Vacine Já e posteriormente será comunicado sobre quando e onde receberão o imunizante.

idosos vacinados
Legenda: Idosos que foram ao Centro de Eventos foram vacinados
Foto: Camila Lima

Uma falha técnica no sistema de agendamento da Prefeitura de Fortaleza permitiu que 800 idosos com mais de 75 anos agendassem a vacinação para hoje, mas a SMS explicou que esse grupo não deve comparecer ao local e uma equipe da Prefeitura está comunicando todos sobre o erro. 

"Nós estamos com uma equipe de 40 pessoas enviando e-mail, mensagens, ligando para que eles não venham para o Centro de Eventos porque aqui não é local adequado", alegou a secretária Ana Estela Leite em entrevista coletiva durante a manhã.

Ainda segundo a titular da SMS, os idosos que escolheram a opção drive-thru ou em domicílio durante o cadastro na plataforma receberão posteriormente o aviso do local e data.

idosos vacinados
Legenda: Drive-thru foi montado para atender idosos que agendaram vacinação no Centro de Eventos
Foto: Camila Lima

Francisca Gomes havia agendado a vacinação para às 13h30, mas chegou às 12h15min. Embora tenha recebido a ligação com a orientação para aguardar pela vacina em domicílio, decidiu comparecer. “Estou muito feliz. Emagreci 9 kg nessa pandemia, só de muita preocupação. Foi uma dose de esperança”, comemorou.

idosa sendo vacinada
Legenda: Francisca se vacinou nesta tarde
Foto: Camila Lima

Após ser vacinada, Dona Nonete Uchoa, 81 anos, comemorou ao lado da filha, a Keila Uchoa. “Essa menina esperou mais que eu: era prisioneira por minha causa”, disse Nonete.

idosa vacinada
Legenda: Dona Nonete e a filha comemoram após a vacinação
Foto: Camila Lima

Com informações do repórter João Duarte

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza