Confira bebidas para o Natal, como harmonizar e quais servir na ceia

O momento da ceia natalina é sinônimo de união e confraternização

Escrito por
(Atualizado às 15:45)
a imagem mostra bebidas, velas, panetones e outros quitutes de Natal sobre a mesa com uma árvore natalina ao fundo
Legenda: A ceia natalina é um momento de confraternização
Foto: Shutterstock

Para muitas famílias, o momento da ceia de Natal é sinônimo de união, celebração e troca de afetos. A data também carrega o espírito da renovação, com a possibilidade de novos encontros e partilhas de vivências especiais.

Mas como organizar uma mesa marcante? Quais as melhores bebidas para servir na ceia natalina? O Diário do Nordeste organizou dicas que podem lhe ajudar nesse processo de harmonizar a mesa e as bebidas servidas. 

Veja também

Antes de tudo, é importante compreender que a escolha de bebidas pode variar a depender de cada região. De uma forma geral, é importante buscar bebidas que complementem os pratos servidos e não sobrecarreguem o paladar. O equilíbrio, nesse cenário, é chave. 

Bebidas para a ceia de Natal

Assim, os vinhos tintos leves e os brancos são boas opções, sendo escolhas clássicas para a data. Também é possível servir espumantes ou champanhes, que tornam a ceia mais sofisticada e elegante. Algumas pessoas ainda preferem vinhos rosês para harmonizar com o chester de Natal. 

Já para quem não consome bebidas alcoólicas, é possível servir:

  • Sucos de frutas;
  • Chás gelados;
  • Água aromatizada com ervas frescas. 

Tudo isso ajuda a acompanhar os pratos à base de peixes e aves, proporcionando um sabor que combina com o clima acolhedor e festivo da noite. 

Assuntos Relacionados