UFC vai inaugurar novo Campus de Itapajé em setembro com três cursos de graduação tecnológica

Instituição abre editais com cinco vagas, ao todo, para contratação de professores especializados nos cursos ofertados

Legenda: Prédio do bloco didático e administrativo do Campus de Itapajé é uma das estruturas que será inaugurada em setembro
Foto: Ribamar Neto/UFC

A partir de setembro deste ano, serão iniciadas as atividades acadêmicas no novo campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) localizado em Itapajé, a 137 Km de Fortaleza. A nova estrutura, intitulada Jardins de Anita, terá três cursos de graduação tecnológica: Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência de Dados.

Apesar de inicialmente ter considerado ofertar licenciaturas, a UFC optou por manter um foco na área de tecnologia da informação

Segundo a Comissão de Implantação do Campus de Itapajé, a escolha das especializações ocorreu após reuniões entre a administração superior em que consideraram conjuntamente as principais necessidades do município

Nós estamos apostando que os jovens da região possam terminar seus cursos e permanecer na região trazendo sucesso e progresso para os lugares em que estão. 
Ana Paula Ribeiro de Medeiros
Pró-Reitora de Graduação da UFC

Durante os preparativos para abertura, o Campus tem sido equipado com móveis. A instalação, localizada a poucos minutos do centro da cidade, conta com dois blocos, incluindo salas de aula, laboratórios, salas administrativas, área de convivência e área de teatro para 420 pessoas. 

Legenda: Campus tem vista para as serras locais e o ponto turístico Pedra do Frade, cartão-postal do município de Itapajé
Foto: Ribamar Neto/UFC

Contratação de professores

As vagas para contratação de professores foram abertas com os editais nº 36/2021 e n° 37/2021, com 5 contratações ao todo. No primeiro deles, são três vagas de professor efetivo para o novo Campus de Itapajé e as inscrições devem ser realizadas nos dias 14 de junho a 2 de julho através do e-mail ec@sobral.ufc.br.

Os setores de estudo contemplados são Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Redes de Computadores, com uma vaga cada um. 

Legenda: Cadeiras do auditório foram organizadas em meio aos meses finais de preparativos antes da inauguração
Foto: Ribamar Neto/UFC

Enquanto no segundo edital, com período de inscrição entre 14 de junho a 3 de julho, são ofertadas duas vagas para o Campus da UFC em Itapajé, para as áreas de Matemática Aplicada e Estatística.

As vagas têm regime de 40 horas semanais de trabalho e dedicação exclusiva, tendo como pré-requisitos graduação na área de tecnologia da informação e doutorado na área de ciências da computação, de acordo com o edital.

Quero receber conteúdos exclusivos do EducaLab