Inscrições do Prouni 2021 abrem nesta terça-feira; saiba como participar

Notas de corte são atualizadas diariamente durante período de inscrição, que é encerrado no dia 15 de janeiro

Legenda: Bolsas integrais são oferecidas a estudantes com renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa
Foto: Shutterstock

As inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2021 serão abertas nesta terça-feira (12). Para participar, o candidato deve entrar no site do programa, se cadastrar fornecendo as informações solicitadas e escolher até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponibilizadas. O período de inscrição será encerrado às 23h59min do dia 15 de janeiro. 

No Ceará, são ofertadas 4.103 bolsas de estudo na primeira seleção deste ano.

Veja também

Durante este período de inscrição, as notas de corte são atualizadas diariamente. O candidato pode modificar as escolhas de bolsas para maximizar as chances de aprovação. A última inscrição realizada será a única considerada válida. 

Candidatos com deficiência e autodeclarados indígenas, pardos ou pretos podem participar da seleção para bolsas reservadas para políticas de ação afirmativa.

Devido a pandemia e o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, que acontecerá em janeiro e fevereiro de 2021, a nota utilizada na inscrição será a do Enem de 2019.

Critérios para inscrição

Para participar da seleção do Prouni, os estudantes devem ter participado do último Enem e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame, além de ter tirado mais que zero na redação.

O candidato também não pode ter nenhum diploma no ensino superior, com exceção de professores da rede pública de ensino da educação básica. Caso não seja um docente, os alunos precisam se encaixar em pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; 
  • Ter estudado em escola da rede privada como bolsista integral da própria escola;
  • Ser pessoa com deficiência.

As bolsas podem ser integrais para candidatos com renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Bolsas de 50% são ofertadas para aqueles com renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.