Estudantes de Russas, no Ceará, criam 'robô' para ajudar comunidade no retorno às aulas presenciais

Por meio de chat no Telegram, usuários podem acessar, gratuitamente, um guia completo com informações sobre a cidade

Legenda: Aulas presenciais no Campus da UFC em Russas são retomadas de forma gradual desde setembro
Foto: Reprodução/Instagram

Mudar de cidade para estudar é realidade para várias pessoas no ensino superior, movimento afetado fortemente pela pandemia. Para facilitar a volta às aulas presenciais, alunos de Russas, no Ceará, desenvolveram um programa de inteligência artificial com um guia completo sobre a cidade.

Veja também

O “InfoRussas” é um chatbot, ferramenta em que um “robô” conversa com o usuário, e inclui informações sobre a história de Russas, atrativos turísticos, restaurantes, farmácias e serviços públicos de saúde, mobilidade urbana, habitação e segurança.

A inteligência artificial foi criada por três estudantes bolsistas do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), e pode ser acessada de forma gratuita por meio do aplicativo de mensagens Telegram (Android e iOS). 

Veja também

O programa foi criado durante a pandemia de Covid-19, sob orientação de Alexandre Arruda, professor de Ciência da Computação da UFC. Segundo ele, “o campus possui vários alunos que nunca tiveram contato com o campus ou a cidade”, de modo que as informações do chatbot podem ser essenciais para a readaptação. 

Como usar o InfoRussas

inforussas ufc
Legenda: Por meio de chat com "robô", é possível acessar várias informações essenciais sobre Russas
Foto: Divulgação

Para acessar o “robô”, é preciso ter uma conta no aplicativo Telegram e buscar pelo usuário “@inforussasbot”. Com apenas um “oi”, é possível iniciar a conversa com o chatbot e iniciar a navegação pelo guia da cidade. Qualquer pessoa, aluno ou não, pode utilizar o serviço.

O alcance da ferramenta para além da comunidade acadêmica é um desejo dos três estudantes envolvidos na criação: Samuel Jonas Lima, do Curso de Engenharia de Software; Josafá Dieb, de Ciência da Computação; e Pedro Ítalo Campos, de Engenharia de Software.

A ferramenta disponível é a primeira versão do projeto, que deve ser incrementado e atualizado a partir de sugestões dos usuários, conforme o professor orientador. A equipe também trabalha na elaboração de um novo chatbot, voltado para questões específicas dos acadêmicos.

Serviço

InfoRussas: o Chatbot de Auxílio ao Retorno Presencial
Telegram: @inforussasbot
Instagram: @inforussasufc
Mais informações: inforussasufc@gmail.com ou pelo perfil no Instagram


Assuntos Relacionados