14ª Primavera dos Museus oferece mais de 1,3 mil atividades até domingo; veja onde ocorre no Ceará

Evento educativo é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e intenta aproximar museus das ferramentas digitais e da lógica das redes sociais. Quase 20 instituições cearenses participam

Legenda: O Museu da Fotografia, em Fortaleza, integra a programação nacional da 14ª Primavera dos Museus.
Foto: Natinho Rodrigues

Ocorre em todo o País, até o próximo domingo (27), a 14ª Primavera dos Museus. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento reúne atividades prioritariamente virtuais de instituições do Brasil — dentre elas, 17 cearenses — com o tema “Mundo Digital: museus em transformação”. A iniciativa teve início nesta segunda-feira (21).

Em comunicado publicado no site, o Ibram, vinculado ao Ministério do Turismo, diz que o tema “propõe experimentar e produzir novas práticas dialógicas, de linguagens de armazenamento e de disseminação das informações a fim de estimular museus a preservar, investigar, comunicar, interpretar e expor as coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico e cultural, valendo-se das ferramentas digitais e da lógica das redes sociais”.

O evento vem em momento oportuno, uma vez que a visitação presencial a museus está restrita em praticamente todo o País devido à pandemia de Covid-19.

Veja também

Ainda de acordo com o Ibram, ao longo dessa semana, 520 museus devem produzir mais de 1,3 mil atividades como palestras, visitas virtuais mediadas, exibições de filmes, contações de história, exposições, shows musicais e rodas de conversa.

No Ceará, estão envolvidas instituições de municípios como Fortaleza, Baturité, Ibaretama, Ibiapina, Maranguape, Pacoti, Redenção, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Tianguá. As atividades vão de oficinas a palestras, exposições, lançamentos de livros e podcasts, contações de histórias, bate-papos, exibições de filmes, dentre outras. Na Capital, se destacam equipamentos culturais como, por exemplo, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Museu da Fotografia, Museu da Boneca de Pano, Caixa Cultural e Museu de Arte da Universidade Federal (UFC).

A programação completa está disponível em guia produzido pelo Ibram

Veja as instituições cearenses envolvidas

Fortaleza

Caixa Cultural
Centro Cultural Fetrans
Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Museu da Boneca de Pano
Museu da Fotografia
Museu de Arte da UFC
Sistema Estadual de Museus do Ceará

Baturité
 
Museu Comunitário Serra do Evaristo

Ibaretama

Museu Tertuliano de Melo

Ibiapina

Centro de Valorização da Cultura Ibiapinense

Maranguape 

Museu Memória Sapupara

Pacoti

Ecomuseu de Pacoti

Redenção

Memorial Leprosaria Canafístula

São Gonçalo do Amarante

Museu Casa De Quinca Moreira

Sobral

Memorial da Educação Superior de Sobral

Tianguá

Museu Sacro Dom Timóteo