Série "Sob Pressão" acentua críticas à atualidade brasileira em nova temporada

Seriado apresenta diferentes cenários, personagens e tramas. Produção estreia nesta quinta-feira (2)

Escrito por Wolney Batista , wolney.santos@verdesmares.com.br
Legenda: Elenco principal do seriado ganha reforço da atriz Drica Moraes, intérprete da infectologista Vera
Foto: FOTO: GLOBO/ JOÃO MIGUEL JUNIOR

Palco dos principais acontecimentos na série "Sob Pressão", o Hospital Luis Carlos Macedo saiu de cena na última temporada para dar espaço a novas possibilidades de tramas que compõem a terceira leva de episódios, que estreia nesta quinta-feira (2), na Globo. O seriado vai ao ar às quintas, logo após a novela das 21h.

O plano de Evandro (Julio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano) é integrar a organização de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteiras para o interior do Brasil. Enquanto o sonho não se concretiza, o casal assume vagas temporárias no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As reviravoltas durante uma greve de caminhoneiros mudam os destinos dos protagonistas. Em busca de suprir a falta de abastecimento, os dois procuram ajuda no hospital religioso São Tomé Apóstolo.

Em decorrência do salvamento de uma criança, Evandro e Carolina são convidados para trabalhar no local, o mesmo onde agora Décio (Bruno Garcia) atua como clínico-geral.

A dedicação dos dois chama a atenção de Irmã Graça (Joana Fomm), que enxerga neles a chance de reerguer o espaço. A experiente atriz retorna para a emissora carioca após três anos. O último papel na Globo foi em 2016, quando viveu Dona Cléo em "Malhação: Pro Dia Nascer Feliz".

"Ela é muito especial e ao interpretá-la eu me comovi muito, pois a sinto como uma pessoa de verdade. E a série é toda muito realista", elogiou Joana Fomm na coletiva de apresentação da produção.

A série também ganha a participação de Drica Moraes na pele da infectologista Vera, profissional competente mas descrente no sistema público. "Ela é truculenta e mal humorada. Não tem paciência para as mazelas da saúde pública", define a atriz.

Legenda: Joana Fomm volta para a televisão na pele de Irmã Graça, gestora de um hospital
Foto: FOTO: GLOBO/ RAQUEL CUNHA

"Vera é tão boa médica quanto Evandro e Carolina, mas reage aos problemas da saúde de maneira muito diferente dos colegas", completa o autor de "Sob Pressão", Lucas Paraizo. Ele também descreveu a nova empreitada como um panorama contemporâneo do País. "Essa é uma temporada muito dinâmica e atual. Ao longo desses três anos, desenvolvemos ferramentas para fazer uma temporada contundente sobre a saúde no Brasil, tentando dar novas perspectivas, sem maniqueísmos. É um projeto que foi conceituado pra discutir e pensar a questão da saúde pública junto do entretenimento, pois é preciso sempre lembrar que a saúde, assim como a educação, é prioridade", pontuou no lançamento.

Polivalente

Nessa nova temporada, o ator Julio Andrade mostra mais uma faceta da versatilidade artística. Além de encarar a rotina caótica do médico Evandro na ficção, fora dela, mas ainda dentro dos estúdios, ele estreia na direção do seriado, junto ao diretor artístico, Andrucha Waddington. "Eu sempre fui muito curioso com todos os setores do cinema. Então, falei com a equipe de fotografia da série e perguntei se não teria um equipamento para eu brincar um pouco. Eles não só me deram uma câmera, como um 'foquista' também. Ou seja, toda a parafernália necessária", conta Julio.

"O convite foi feito ainda na segunda temporada e foi acontecendo naturalmente. Quando ele não estava gravando, tinha muita curiosidade, estava sempre interessado em ver e acompanhar. Então, fizemos o convite e ele ficou muito feliz", situa o diretor Andrucha Waddington.

Um dos episódios em que Julio coordenou as filmagens se passa logo nos primeiros dias de trabalho de Evandro e Carolina. Nele, Aristeu (César Ferrario), o chefe da milícia, sem que ninguém perceba, invade a emergência. Com arma em punho, rende Carolina e a obriga a atendê-lo. Quando a polícia, enfim, descobre o paradeiro do miliciano, uma intensa troca de tiros se inicia pelos corredores lotados do São Tomé, colocando a vida de todos em risco.

Estúdio gigante

As cenas foram filmadas inteiramente em plano sequência com apenas dois breaks. Um dos facilitadores para essa agilidade cênica foi a nova instalação escolhida para sediar a terceira temporada.

Fora dos estúdios da Globo, um andar inteiro de um prédio em construção, localizado no Flamengo, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, abriga o set principal da série. O espaço tem quase quatro mil metros quadrados, dos quais foram utilizados 2,5 mil metros quadrados para comportar cenários construídos ou interferências de cenografia.

O produtor de arte da série e cenógrafo, Rafael Targat, destaca a montagem de um dos lugares mais importantes do seriado. "Transformamos um cômodo num grande ambiente contendo a sala de cirurgia, sala de pequenos procedimentos, RPA, assepsia e sala de material do centro cirúrgico", detalha.

A montagem levou cerca de dois meses para ficar pronta e envolveu 30 pessoas da equipe de produção. Na ambientação foram usados ainda cerca de quatro mil objetos desde gaze, soro, macas, cadeiras de roda, sangue cenográfico, além de imagens religiosas que foram incluídas no cenário da série.

Série lança campanha de doação de sangue 

Legenda: Quando ocorrem acidentes ou necessidade de transfusão por outras causas, familiares podem fazer a doação de reposição, outra forma de captação de sangue.
Foto: Saulo Roberto

Inspirada na terceira temporada de "Sob Pressão", uma campanha de doação de sangue será realizada em todo o Brasil. No total, 99 pontos de atendimento ficarão espalhados em 89 cidades do País.

Em Fortaleza, quatro pontos de coleta estarão disponíveis, nesta quinta-feira (2). Na sede do Hemoce, na Avenida José Bastos, no bairro Rodolfo Teófilo, e no Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro, o horário de atendimento será de 7h30 às 18h30. Além desses dois, o posto na Praça das Flores, na Av. Des. Moreira, na Aldeota, funcionará de 8h às 14h. No Shopping Iguatemi, a Loja do Bem receberá os doadores a partir de 10h até 21h.

Assuntos Relacionados