Coronavírus no Ceará: jovem com suspeita da doença está isolado em Sobral após voltar da China

O homem de 27 anos esteve a trabalho na China e voltou ao Brasil há 12 dias.

Escrito por Redação ,
Legenda: População da China
Foto: AFP

O caso suspeito de coronavírus investigado no Ceará trata-se de um jovem de 27 anos, atendido em hospital particular de Sobral, na Região Norte. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o jovem esteve a trabalho na China e retornou ao Brasil há 12 dias. 

O paciente compareceu ao hospital depois de sentir sintomas similares aos de uma gripe. Ele foi medicado e está internado, em observação e em isolamento, com quadro clínico estável. A notificação do caso aconteceu nesta quarta-feira (29). 

Sintomas

A Secretaria Municipal de Saúde de Sobral também se pronunciou sobre o caso, contando que o paciente esteve na China por 90 dias e retornou ao Brasil apresentando sintomas compatíveis com o protocolo da suspeita, conforme colocado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele aguarda o resultado de exames laboratoriais. 

A Sesa lembra que não há nenhum caso de coronavírus confirmado no estado. No Brasil, há nove registros de suspeita de infecção pelo vírus. Além do Ceará, eles estão distribuídos em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Santa Catarina (2), São Paulo (3) e Paraná (1), conforme repassado em coletiva de imprensa do Ministério da Saúde na tarde desta quarta-feira (29). 

Assuntos Relacionados