Tradicional feira de fogos em Juazeiro do Norte é cancelada devido a pandemia

O Município já contabiliza 307 casos confirmados do novo coronavírus e 14 óbitos em decorrência da doença

Escrito por Redação , regiao@svm.com.br
O decreto estadual em vigor proíbe aglomerações públicos e feiras livres em todo o território cearense
Legenda: O decreto estadual em vigor proíbe aglomerações públicos e feiras livres em todo o território cearense
Foto: Foto: Divulgação

A tradicional Feira de Fogos Padre Cícero, que acontece há cerca de 50 anos durante as comemorações juninas, em Juazeiro do Norte, no Cariri, não irá ser realizada em 2020 por conta da pandemia da Covid-19. O decreto estadual em vigor proíbe aglomerações públicas e feiras livres em todo o território cearense. O informe da não realização do evento foi dado pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) do Município, nesta terça-feira (2).

Juazeiro do Norte já contabiliza 336 casos confirmados do novo coronavírus e 15 óbitos em decorrência da doença, segundo a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará, atualizada às 8h08 desta quarta-feira (3).

Neste ano, a Feira contaria com 35 barracas, todas cadastradas na Associação de Vendedores de Fogos de Artifício. “Vivemos uma pandemia e queremos salvar vidas. Caso aconteça a liberação das feiras livres nos próximos decretos, a Semasp vai realizar com muito empenho a tradicional Feira de Fogos Padre Cícero”, afirmou o diretor de Serviços Públicos, Elói José.

Instalada em um novo local no último ano, a Feira de Fogos acontece na cidade há cerca de 50 anos.
Legenda: Instalada em um novo local no último ano, a Feira de Fogos acontece na cidade há cerca de 50 anos.
Foto: Foto: Divulgação

História

A Feira de Fogos em Juazeiro do Norte tem edições marcadas na cidade há cerca de 50 anos. Iniciada na Rua São Paulo, com apenas cinco barracas, foi transferida para um espaço entre a Avenida Castelo Branco com Avenida Antônio Pereira da Silva, no Bairro Limoeiro. Já passou também pelo Parque Ecológico das Timbaúbas, onde o evento aconteceu por cinco anos, até o local se tranformar em Área de Proteção Ambiental (APA). 

O novo local recebeu melhorias na infraestrutura para possibilitar a comercialização adequada dos fogos de artifício, que ganham destaque durante o mês de junho por conta das festa juninas. No espaço, também foram instalados banheiros adaptados e bancos de madeira. Em 2019, a Feira aconteceu de 15 a 30 de junho, com shows musicais que reuniu centenas de pessoas.

Assuntos Relacionados