Edital para construção da usina de dessalinização está atrasado

Previstos para serem publicados no dia 14 de janeiro deste ano, os documentos do edital de licitação para construção da usina de dessalinização ainda estão sob análise do Tribunal de Contas do Estado. Cagece aguarda avaliação do TCE

Escrito por Redação , negocios@svm.com.br

Previsto para ser publicado no dia 14 de janeiro deste ano, o edital de licitação para a construção da usina de dessalinização segue sob análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que tem até 31 de janeiro para se manifestar.

A previsão inicial era que o TCE analisasse todos os documentos até o dia 12 de janeiro e, caso preciso, fizesse alguma recomendação à Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Além disso, os concorrentes teriam desde o dia 21 deste mês para elaborar e apresentar as propostas, o que ainda não ocorreu.

Dessa forma, o edital deverá ser publicado no início de fevereiro, com atraso de pelo menos 15 dias. "Os documentos concernentes à dessalinizadora foram protocolados pela Cagece no TCE no dia 6 de dezembro de 2019. O processo já foi autuado e encontra-se, atualmente, na fase final de análise documental. A previsão é que os trabalhos de análise da Gerência de Fiscalização de Desestatizações sejam concluídos até o dia 31 de janeiro de 2020", diz o TCE.

Por meio de nota, a Cagece informou apenas que "o edital para concessão e construção de uma usina de dessaliniza-ção de água marinha em Fortaleza e Região Metropolitana encontra-se em análise pelos órgãos de controle externos".

Processo

Após passar pelo Tribunal, a Cagece deverá enfim iniciar o processo de licitação da usina. São necessários, de acordo com a Companhia, cerca de 122 dias nesta fase. Esse período é o tempo que as empresas interessadas têm para desenvolver suas propostas e apresentar no último dia.

Em seguida, há ainda um procedimento de contratação do vencedor do processo. Depois de contratada, a empresa vai desenvolver os projetos básicos executivos e dar início aos estudos ambientais, submetendo-os à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para a obtenção de licença prévia.

O processo também engloba a entrada do pedido de licença de instalação para finalmente a obra ser iniciada. Segundo estimativas da Cagece, a construção da usina de dessalinização deve durar cerca de dois anos.

De acordo com a Companhia, a planta de dessalini-zação será construída com o objetivo de diversificar a matriz hídrica do Estado, de forma que o abastecimento da população não dependa apenas das chuvas.

Com a usina, o macrossistema integrado da Região Metropolitana contará com incremento de 12% na oferta de água tratada, beneficiando cerca de 720 mil pessoas.

Usina

A usina de dessalinização que vai ser construída na Praia do Futuro, em Fortaleza, deve utilizar a tecnologia por osmose reversa - também conhecida como osmose inversa - para obtenção de água potável. De acordo com os estudos divulgados pela Cagece, esta é a maneira mais indicada para a planta cearense.

"Com base nas informações apresentadas e considerando que comercialmente não haveria outro processo ou tecnologia disponível e viável para a vazão requerida neste projeto (de 1m³/s), verifica-se que o processo de dessalinização por osmose inversa é o mais indicado para este caso", informa o anteprojeto de engenharia da usina.

Interessados

Além das empresas Acciona Água S/A, da Espanha, e GS Inima Brasil, da Coreia do Sul, grupos de Israel e da França já manifestaram interesse na construção e operação da usina. Em entrevista ao Sistema Verdes Mares em outubro de 2019, Neuri Freitas, presidente da Cagece, disse que "várias empresas" já visitaram o Estado para conhecer o projeto.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados