Barracas da Praia de Iracema são derrubadas, e moradores relatam desespero; veja vídeo

Moradores dizem que a ação da prefeitura foi realizada sem aviso prévio, e causou gritaria e correria na rua

Escrito por Raísa Azevedo , raisa.azevedo@svm.com.br
Tratores sobre calçadão na Comunidade do Poço da Draga, na Praia de Iracema, antes de barracas serem destruídas
Legenda: Comerciantes dos equipamentos destruídos tentaram resistir à ação
Foto: reprodução

Moradores da comunidade Poço da Draga, na Praia de Iracema, relataram que barracas do comércio da região foram derrubadas por tratores e caminhões da prefeitura na manhã desta sexta-feira (4).

Segundo testemunhas, equipes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realizaram a ação, mesmo com a resistência dos comerciantes. Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) também estiveram no local para conter a agitação.

De acordo com Cassia Vasconcelos, integrante da liderança social da comunidade, a derrubada das barracas causou gritaria e correria na rua. "É uma situação que nunca pensei que fosse ver na minha vida, imagens muito tristes. Três tratores estão derrubando as barracas dos comerciantes. Não deixaram tirar nem os insumos, agindo com total agressividade. Tentei conversar com a equipe da Agefis, mas fui ignorada. É uma falta de respeito com o ser humano", disse a administradora.

Imagens registraram os tratores e caminhões levando os destroços e derrubando as últimas barracas. 

Mudança de posição

No início da noite desta sexta-feira (4), o prefeito José Sarto se pronunciou sobre o caso e afirmou que a prefeitura irá mudar a posição sobre o caso. 

"A Prefeitura de Fortaleza, após reunião com o secretário do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, e em acordo com a Secretaria Regional 12, irá emitir autorizações, em caráter emergencial, aos ambulantes que atuam na Praia do Hawaizinho, no bairro Praia de Iracema. O documento permitirá que eles continuem trabalhando na área, assumindo o compromisso de manterem a limpeza do espaço, atentarem para o cuidado com o descarte dos resíduos produzidos e não realizarem novas construções irregulares no local, por se tratar de uma área de proteção ambiental", diz a nota postada pelo prefeito. 

 

Assista ao vídeo da ação de mais cedo

 

Veja também

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados