Brasileiro mantém viagens na crise

Escrito por Redação ,
Legenda: Crise não alterou destinos escolhidos. As praias do Nordeste seguem muito procuradas
Foto: Foto: Natinho Rodrigues

São Paulo. Os resultados da CVC, maior grupo de turismo do Brasil, mostram que as vendas da empresa em lojas físicas cresceram em 2016, enquanto as da internet caíram. O motivo, segundo análise da empresa, é o aperto no crédito provocado pela crise e a necessidade que ele trouxe de buscar formas de pagamento alternativas.

Enquanto na internet os pagamentos são feitos principalmente a partir de cartão de crédito, a loja permite a busca por diferentes métodos e combinações, diz Luiz Fernando Fogaça, vice-presidente administrativo, financeiro e de relações com investidores da CVC. "A flexibilidade no mundo off-line é muito maior".

Cheque e boleto

Segundo ele, mais de 30% das compras em agências são pagas em cheque e boleto. Além disso, 20% delas envolvem pagamento em dinheiro. O consumidor também está fazendo sacrifícios para economizar nos pacotes. Muitos trocaram viagens de avião pelas de ônibus, diminuíram o tempo de duração dos passeios, trocaram um hotel mais estrelado por um mais simples, mas não deixaram de viajar, segundo Fogaça.

As vendas da operadora de viagens totalizaram R$ 1,5 bilhão no quarto trimestre do ano passado, registrando crescimento de 13,4% em relação ao mesmo período de 2015.

Na internet, porém, houve queda de 3,5% na mesma base de comparação e recuo de 5,4% no acumulado do ano.

Destinos

No final de 2016, os consumidores também voltaram a comprar mais viagens internacionais, depois de um primeiro semestre de queda. A procura foi gerada por um período de dólar mais estável. Como resultado, as vendas de viagens internacionais cresceram 53,2% no último trimestre.

Fogaça diz que a crise não alterou significativamente os destinos escolhidos - 65% dos consumidores fazem viagens nacionais, 70% deles para praias, sendo as mais buscadas as do Nordeste. No exterior, Punta Cana vem se firmando como um dos principais destinos.

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