Pomada para cabelo tem produção e venda proibidas pela Anvisa após casos de problemas oculares

A agência reforçou que o produto não está regularizada junto à agência. Mulher relatou estar cega após uso

Escrito por Redação ,
mulher mostra tranças no topo da cabeça
Legenda: Mulher do Rio de Janeiro relatou estar sem enxergar após fazer tranças usando o produto
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização da pomada capilar Ômegafix após a divulgação, em redes sociais, de relatos de mulheres que tiveram problemas nos olhos após o uso do produto. A proibição foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (23).

Além da comercialização, estão proibidas a distribuição, a fabricação e a propaganda da pomada usada para trançar os cabelos. E os itens já vendidos devem ser recolhidos pela marca.

A Anvisa reforçou que o produto não está regularizada junto à agência e, por isso, "não é possível aferir a segurança de uso da pomada". A Ômegafix começou a ser investigada pela agência após a divulgação dos problemas oculares por usuários. "Diante das denúncias, foi aberto um dossiê de investigação".  

Veja também

Em uma das publicações que viralizaram fazendo referência ao produto, uma mulher conta que a sogra "começou a ver tudo esbranquiçado" após mergulhar na piscina com os cabelos trançados. Ouvida pelo G1, a manicure Josiane Reis de Souza, 41, relatou estar há quatro dias sem enxergar após uso da pomada. Ela afirmou que médicos identificaram que ela teve a córnea queimada. 

Posicionamento da marca

Na manhã desta quarta, a marca se manifestou em publicação no Instagram, lamentando "o ocorrido". "Em nossos rótulos constam as informações adequadas de uso, cuidados e o contato do produto com os olhos", diz a empresa, afirmando que essas informações serão reforçadas e atualizadas.

"Todas as pomadas são feitas a base de água e com isso em contato com água ele (sic) pode sim se desfazer", informa.

A pomada, segundo a Ômegafix, é um produto com propriedade básica "as quais não precisam ser comprovadas inicialmente e não requerem informações detalhadas quanto ao seu modo de uso e suas restrições de uso".

 

Assuntos Relacionados