Ministério da Justiça suspende 180 empresas de telemarketing por publicidade abusiva; entenda

Em caso de descumprimento, as empresas podem pagar multa diária de R$ 1 mil

Escrito por Redação ,
Telemarketing
Legenda: Ministério da Justiça suspende o serviço de 180 empresas de telemarketing por publicidade abusiva
Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (18), as atividades de cerca de 180 empresas do setor de telemarketing estão suspensas por tempo indeterminado, segundo anunciou o Ministério da Justiça. A decisão afeta principalmente instituições ligadas a bancos e instituições financeiras. As informações são do G1

Segundo despacho publicado no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (18), a medida cautelar determina a suspensão dos serviços do telemarketing ativo abusivo em todo o país que vise o contato com o cliente para oferta de produtos ou serviços sem o prévio consentimento do consumidor, que somente poderá ser abordado por telefone se expressamente tiver manifestado interesse nesse sentido.

Veja também

Em caso de descumprimento, as empresas podem pagar multa diária de R$ 1 mil. A decisão, no entanto, exclui as demais formas de abordagem via telemarketing, como serviços de telemarketing receptivo/passivo e aqueles que versem sobre cobranças ou doações.

Grande operação

Já o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, disse em seu perfil no Twitter, que "o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor e dos 27 Procons do país, fará uma grande operação contra uma das maiores perturbações do dia a dia do brasileiro: o telemarketing abusivo".

A decisão esclarece que as empresas autuadas ligavam insistentemente para os consumidores, sem o consentimento deles e ofereciam serviços, o que é ilegal.

Entre janeiro de 2019 e junho de 2022, o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor registrou 6.085 reclamações de consumidores contra telemarketing abusivo. No mesmo período, o site consumidor.gov, do Ministério da Justiça, recebeu 8.462 queixas.

 

Assuntos Relacionados