Manaus e cidades da Região Metropolina passam por terceiro apagão em menos de um mês

Problema foi causado pelo desligamento da linha de transmissão de 500 kV Jurupari-Oriximiná, que integra o Sistema Interligado Nacional (SIN)

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 08:59)
Apagão em bairros de Manaus
Legenda: Por volta das 23h50, ainda havia bairros de Manaus sem energia
Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Manaus e as cidades da Região Metropolitana ficaram sem energia elétrica, na noite desta quarta-feira (2), no terceiro apagão registrado na região em menos de um mês, conforme informações divulgadas pelo g1.

Apagão em Manaus

Segundo a Amazonas Energia, o incidente ocorreu por volta das 22h06, quando houve o desligamento da linha de transmissão de 500 kV Jurupari-Oriximiná, que integra o Sistema Interligado Nacional (SIN). Conforme a concessionária, o problema resultou na falta de energia em várias localidades do Amazonas.

A retomada do fornecimento foi iniciada às 22h54, após autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS), que determinou a recomposição gradual da carga. Às 22h54, apenas 13% do fornecimento havia sido restabelecido, informou a Amazonas Energia ao g1.

Por volta das 23h50, ainda havia bairros de Manaus sem energia. Contudo, à 0h30, a concessionária anunciou que 50% do sistema de distribuição já havia sido normalizado. Cidades vizinhas, como Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo, também tiveram a energia restabelecida nesse horário.

Veja também

Problema se repete

Ainda conforme o g1, o apagão dessa quarta ocorreu poucos dias após Manaus e municípios próximos enfrentarem outro blecaute, no dia 27 de março. Na ocasião, uma falha na linha de transmissão de 230 kV Lechuga-Manaus deixou várias áreas sem energia.

Já no dia 7 de março, uma falha na linha de 500 kV Jurupari-Silves também causou um apagão generalizado, afetando não apenas a capital, mas municípios da Região Metropolitana e outras cidades do interior. Em alguns pontos, a energia só foi totalmente restabelecida após seis horas.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.