Jornalista Wanda Chase morre aos 74 anos em Salvador, após cirurgia para tratar aneurisma da aorta

Natural do Amazonas, a profissional se mudou para a Bahia em 1991, onde se consolidou como jornalista

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 08:59)
Imagem mostra jornalista Wanda Chase. Jornalista Wanda Chase morre aos 74 anos em Salvador, após cirurgia para tratar aneurisma da orta
Legenda: Natural do estado do Amazonas, a profissional se mudou para a Bahia em 1991, onde se consolidou como comunicadora
Foto: reprodução/redes sociais

A apresentadora e jornalista Wanda Chase morreu, nessa quarta-feira (2), aos 74 anos, após ser submetida a uma cirurgia para tratar um aneurisma da aorta, no Hospital Tereza de Liseaux, em Salvador. A doença é caracterizada pelo enfraquecimento da parede da artéria, a maior e mais importante do corpo.

Familiares da comunicadora detalharam que ela deu entrada na unidade de saúde nesse dia, sendo logo diagnosticada com aneurisma dissecante da aorta, condição grave que ocorre quando a camada interna da aorta se rompe. As informações são dos portais g1A Tarde

Em seguida, Wanda Chase deu entrada no centro cirúrgico, por volta das 17h, e cerca de 6 horas depois, a morte dela foi comunicada aos parentes. 

Natural do estado do Amazonas, a profissional se mudou para a Bahia em 1991, onde se consolidou como jornalista. O enterro dela deve ocorrer no sábado (5), quando os familiares chegarem à capital baiana, no Cemitério Campo Santo.

Veja também

O que é aneurisma da aorta?

O aneurisma da aorta consiste no enfraquecimento da parede da artéria, conforme a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). A tensão gerada pela passagem do sangue pelo vaso pode deixar sua parede frágil, causando a dilatação da artéria e até mesmo o rompimento dela. 

A condição pode atingir o abdômen ou o tórax, sendo o primeiro de três a sete vezes mais frequente que o segundo, conforme a entidade. Não há informações de qual região da jornalista foi atingida. 

Após a ruptura da aorta, mais da metade dos pacientes falecem antes de chegar a uma unidade de saúde, explica o cirurgião vascular e membro da SBACV, Carlos Eduardo Varela. Quando chegam, essas pessoas são operadas numa emergência, na qual o índice de morte também é alto. O especialista explica ainda, em artigo publicado pela entidade, que as chances de sobrevivência variam conforme a quantidade de sangue perdida durante a ruptura. 

Trajetória profissional

Ao longo da carreira como jornalista, Wanda Chase passou por diversos veículos de comunicação, como Jornal A Crítica, Rede Manchete, TV Cabo Branco, Rede Globo Nordeste e por último, a convite, por 27 anos na TV Bahia.

A comunicadora também foi uma militante do movimento negro, lutando por mais visibilidade e inclusão para as comunidades afrodescendentes.

"Sua partida deixa um vazio irreparável, mas seu legado de luta, perseverança e paixão pela vida e pela justiça social continuará a inspirar gerações futuras. Para nós, seus familiares, Wanda é referência de alegria, determinação, sensatez, honestidade e competência", disseram os familiares, em nota nas redes sociais.

Após a aposentadoria, ela continuou ativa, escrevendo para sua coluna “Opraí Wanda Chase” no Portal IBahia e atuando em projetos como um o podcast “Bastidores com Wanda Chase” e um livro sobre a axé music.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. 

Assuntos Relacionados