Justiça condena a 14 anos de prisão sargento acusado de usar avião da FAB para transportar cocaína

Manoel Silva Rodrigues foi preso com 39 quilos de cocaína em um avião da FAB

Escrito por Redação ,
Julgamento do sargento Manoel Silva Rodrigues, em Brasília
Legenda: Manoel Silva Rodrigues foi condenado a 14 anos e seis meses de prisão em julgamento nesta terça-feira (15)
Foto: Reprodução TV Globo

O sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues foi condenado a 14 anos e seis meses de prisão pela Justiça Militar da União (JMU), nesta terça-feira (15), por tráfico internacional de drogas. As informações são do G1.

Veja também

O militar foi preso no ano de 2019 em Sevilha, na Espanha, ao transportar 39 quilos de cocaína pura em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em um voo da comitiva do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Rodrigues foi julgado por integrantes do Conselho Permanente de Justiça, presidido pelo juiz federal Frederico Magno de Melo Veras, e composto por mais um coronel e três capitães da Aeronáutica. A decisão cabe recurso, mas a defesa do sargento ainda não se manifestou.

39 quilos de cocaína
Legenda: Cocaína apreendida com militar da FAB preso na Espanha
Foto: Guarda Civil de Sevilla

A justiça também fixou que o sargento arque com 1,4 mil dias-multa, fixados em 1/30 do salário-mínimo. Por já estar preso na Espanha, a pena será descontada da nova condenação. O sargento participou da sessão, em Brasília, de forma remota, mas não se manifestou.

Em fevereiro de 2020, Rodrigues foi condenado pela Justiça espanhola a seis anos e um dia de prisão. Além disso, foi sentenciado a pagar multa de 2 milhões de euros. Por ter confessado o crime, ele obteve uma pena menor. 

Assuntos Relacionados