Homem que matou crianças de creche em Blumenau deve responder por oito crimes
O homem se entregou à Polícia após o atentado
O homem responsável por matar quatro crianças e deixar outras cinco feridas em uma creche de Blumenau, em Santa Catarina, nesta quarta-feira (5), deve responder judicialmente por ao menos oito crimes, sendo quatro homicídios triplamente qualificados e quatro tentativas de homicídio triplamente qualificados.
Segundo o g1, que ouviu o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, os investigadores pediram a quebra de sigilos telefônicos e telemáticos do criminoso e devem fazer uma análise do perfil psicológico dele, que tem 25 anos e é natural de Salto do Lontra, no Paraná.
Assista à coletiva da Prefeitura de Blumenau sobre o ataque:
Preliminarmente, a Polícia trata o caso como "isolado" por não ter relação com outras práticas criminosas. "Entrevista prévia realizada indica que é um fato isolado, que não tem relação com outras práticas criminosas [...] É uma situação pontual", ressaltou o delegado.
Veja também
Vítimas
Das crianças atacadas pelo homicida, quatro, com idades entre 4 e 7 anos de idade, foram mortas com golpes de machadinha e outras cinco ficaram feridas. As vítimas estavam no parquinho da creche no momento do atentado.
Dentre as feridas, quatro foram levadas por ambulâncias para o hospital e uma teve o ferimento descoberto pelos pais quando foi levada para casa. "Temos quatro crianças acompanhadas pelo Hospital Santo Antônio, todas em sala de recuperação. Prevista alta em 24 horas", disse a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar.
O ataque
O homem invadiu a creche Cantinho Bom Pastor nesta quarta (5), em Blumenau, armado com uma machadinha, matou ao menos quatro crianças e deixou outras cinco feridas. Depois do ataque, ele pulou o muro da unidade escolar para voltar para a rua, subiu numa moto, se dirigiu para o Batalhão da Polícia Militar, se entregou e foi preso.
A Delegacia de Repressão a Crimes de Informática deve apurar se o crime foi planejado online. O assassino tem ao menos quatro passagens anteriores pela Polícia: uma por brigar em uma boate, em 2016; uma por portar cocaína, em 2022, e duas por esfaquear o padrasto e um cachorro, em 2021 e 2022, respectivamente.
A creche particular oferece serviço de berçário e pré-escola. São atendidas, lá, crianças até seis anos de idade. Além das aulas "tradicionais", a unidade também oferece aulas extras de karatê, capoeira, ballet e funcional.