Dois milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca devem chegar ao Brasil nesta terça-feira (23)

O carregamento de doses prontas é importado do Instituto Serum, da Índia

Em janeiro, chegou ao País o primeiro lote da vacina contra a Covid-19, com 2 milhões de doses
Legenda: Em janeiro, chegou ao País o primeiro lote da vacina contra a Covid-19, com 2 milhões de doses
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um carregamento com dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford deve chegar ao Brasil na terça-feira (23), conforme a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A vacina deve vir da Índia. O contrato do Governo Federal com o Instituto Serum prevê a compra de 10 milhões de doses. 

O avião com o carregamento decolou na madrugada desta segunda-feira (22) de Mumbai, na Índia, e deve chegar a São Paulo às 6h55 desta terça-feira. A aeronave fará escala em Dubai, nos Emirados Árabes, de onde partirá para o Brasil às 22h40 (horário local) - 15h40 de hoje (horário de Brasília).

Após serem desembarcadas em Saõ Paulo, as vacinas seguirão para o Rio de Janeiro, onde serão levadas para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). 

Em janeiro, chegou ao País o primeiro lote do imunizante, com 2 milhões de doses. Esse carregamento não está incluído no contrato. Dessa forma, devem chegar mais oito milhões de doses nos próximos dois meses, sem data definida. 

Produção no Brasil 

A Fiocruz também tem contrato para produção do imunizante no País. Em 7 de fevereiro, a fundação recebeu um lote com 88 litros de IFA vindos da China. Armazenado a -55° na sede da fundação, na zona norte do Rio, o líquido é suficiente para produzir 2,8 milhões de doses.

As primeiras vacinas fabricadas com esse material devem ser entregues ao Ministério da Saúde entre 12 e 15 de março, segundo previsão dos cientistas.

Outros dois lotes de IFA devem chegar da China ainda em fevereiro, em data ainda não definida. Ao todo, a Fiocruz espera receber em fevereiro IFA suficiente para produzir 15 milhões de doses do imunizante.

Quero receber conteúdos exclusivos sobre o Brasil