Dois milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca devem chegar ao Brasil nesta terça-feira (23)

O carregamento de doses prontas é importado do Instituto Serum, da Índia

Escrito por Redação ,
Em janeiro, chegou ao País o primeiro lote da vacina contra a Covid-19, com 2 milhões de doses
Legenda: Em janeiro, chegou ao País o primeiro lote da vacina contra a Covid-19, com 2 milhões de doses
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um carregamento com dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford deve chegar ao Brasil na terça-feira (23), conforme a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A vacina deve vir da Índia. O contrato do Governo Federal com o Instituto Serum prevê a compra de 10 milhões de doses. 

O avião com o carregamento decolou na madrugada desta segunda-feira (22) de Mumbai, na Índia, e deve chegar a São Paulo às 6h55 desta terça-feira. A aeronave fará escala em Dubai, nos Emirados Árabes, de onde partirá para o Brasil às 22h40 (horário local) - 15h40 de hoje (horário de Brasília).

Após serem desembarcadas em Saõ Paulo, as vacinas seguirão para o Rio de Janeiro, onde serão levadas para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). 

Em janeiro, chegou ao País o primeiro lote do imunizante, com 2 milhões de doses. Esse carregamento não está incluído no contrato. Dessa forma, devem chegar mais oito milhões de doses nos próximos dois meses, sem data definida. 

Veja também

Produção no Brasil 

A Fiocruz também tem contrato para produção do imunizante no País. Em 7 de fevereiro, a fundação recebeu um lote com 88 litros de IFA vindos da China. Armazenado a -55° na sede da fundação, na zona norte do Rio, o líquido é suficiente para produzir 2,8 milhões de doses.

As primeiras vacinas fabricadas com esse material devem ser entregues ao Ministério da Saúde entre 12 e 15 de março, segundo previsão dos cientistas.

Outros dois lotes de IFA devem chegar da China ainda em fevereiro, em data ainda não definida. Ao todo, a Fiocruz espera receber em fevereiro IFA suficiente para produzir 15 milhões de doses do imunizante.

Assuntos Relacionados