Com sensação de 62,3 graus, Rio registra recorde histórico de calor neste domingo (17)
Medição foi a maior já registrada na capital fluminense
A cidade do Rio de Janeiro bateu neste domingo (17) a maior sensação térmica já registrada na história. As informações são do jornal O Globo.
Segundo as informações do Sistema Alerta Rio, às 9h55, a sensação da temperatura no município era de 62,3º C na estação Guaratiba, se tornando o maior índice desde que as medições passaram a ser registradas, em 2014.
As altas temperaturas estão sendo observadas em diversas partes da cidade do Rio de Janeiro. O reflexo na cidade é de praias lotadas. Os termômetros oficiais ultrapassam os 40º C.
Veja também
A estação Guaratiba, no Rio de Janeiro, é geralmente a que apresenta os maiores números de sensação térmica. A região fica em uma área úmida, por conta da proximidade com o oceano, e costuma receber ventos quentes pela manhã.
Temperatura real
Sensação térmica é definida também como o que se sente na pele, levando-se em conta determinados resultados.
Ela é calculada como um índice de calor, e para ser definida, tem por base os dados de temperatura de umidade relativa do ar. Quanto mais alta for ambos os números, maior será a sensação térmica.
Este é oficialmente o último final de semana do verão no Hemisfério Sul. Na próxima quarta-feira (20), começa o outono, caracterizado por queda gradual nas temperaturas, sobretudo nas regiões Sudeste e Sul.
Na ponta oposta, Fortaleza vive atualmente algo que se aproxima com o "inverno". A capital cearense está em meio à tradicional quadra chuvosa, intensificada entre os meses de março e maio.
Os termômetros na cidade geralmente ficam abaixo dos 30º C durante esse período, mas a sensação térmica varia e pode ficar acima desse valor.