Cientistas descobrem nova cepa de coronavírus na China com capacidade de disseminação em humanos
A pesquisa reforça, porém, que o potencial do HKU5-CoV-2 'ainda precisa ser investigado'

Uma nova cepa de coronavírus com capacidade de disseminação em humanos foi detectada por pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan, na China. Conforme a pesquisa publicada na revista científica Cell, o HKU5-CoV-2 vive em morcegos e é extremamente similar ao Sars-CoV-2, causador da pandemia de Covid-19. As informações são do jornal O Globo.
O estudo informou que a nova cepa é um coronavírus pertencente à família de patógenos merbecovírus. Os cientistas reforçaram, porém, que o potencial do HKU5-CoV-2 "ainda precisa ser investigado".
Veja também
“Os merbecovírus de morcegos, que estão filogeneticamente relacionados com o MERS-CoV, representam um elevado risco de propagação para os seres humanos, quer através de transmissão direta ou facilitada por hospedeiros intermediários”, diz o estudo.
Semelhante ao Sars- CoV-2
A pesquisa também revelou, por meio de um microscópio poderoso, que o HKU5-CoV-2 utiliza o receptor ACE2 para infectar organismos, o mesmo que o Sars- CoV-2 utilizada para invadir as células humanas.
O HKU5-CoV-2 foi capaz de infectar culturas de células humanas nos modelos de órgãos mini-humanos que os cientistas usaram.