O ano que se inicia nesta segunda-feira (1º) terá um dia a mais. Isto porque 2024 é bissexto. O calendário terá, ao todo, 366 dias. O acréscimo é em fevereiro, que desta vez terminará em 29.
O fenômeno astronômico só acontece a cada quatro anos e possibilita ajustar o ano civil ao ano trópico, que é o tempo que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol com 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos.
A cada quatro anos, por conta da rotação dos planetas e do descompasso com o relógio, há uma defasagem de 24 horas entre os dois parâmetros de contagem. Por isso a ideia de montar uma estratégia para corrigir.
O modelo corretivo foi instituído pelo Papa Gregório 13 em 1582, com a criação do calendário vigente na maioria dos países, intitulado de gregoriano em referência ao clérigo. Foi ele quem deu a ideia de eliminar dez dias para reparar a diferença existente.
Na época de Gregório, havia uma preocupação com a data da Páscoa. A celebração está relacionada com o equinócio de março e a cada vez se distanciava mais da época correta.
A elaboração do calendário pelo pontífice da Igreja Católica foi baseada no movimento de translação, o percurso que a Terra faz ao redor do Astro Rei. Ele é, portanto, solar.
Mas existem outros calendários lunares e lunissolares. Todos eles precisam de ajustes para haver constância com o itinerário feito pelo elemento de referência.
Apesar de ter um dia a mais, 2024 terá uma quantidade menor de feriados longos, se comparado a 2023. Veja a lista completa abaixo.
Feriados nacionais
- 1° de janeiro: Confraternização Universal (segunda-feira);
- 29 de março: Sexta-Feira Santa/Paixão de Cristo (sexta-feira);
- 21 de abril: Tiradentes (domingo);
- 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (quarta-feira);
- 7 de setembro: Independência do Brasil (sábado);
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (sábado);
- 2 de novembro: Finados (sábado);
- 15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira);
- 20 de novembro: Consciência Negra (quarta-feira)
- 25 de dezembro: Natal (quarta-feira).
Pontos facultativos
- 12 de fevereiro: Carnaval (segunda-feira);
- 13 de fevereiro: Carnaval (terça-feira);
- 14 de fevereiro: Quarta-Feira de Cinzas (quarta-feira);
- 30 de maio: Corpus Christi (quinta-feira);
- 28 de outubro: Dia do Servidor Público (segunda-feira).
Feriados em Fortaleza
- 19 de março: Dia de São José (terça-feira);
- 25 de março: Data Magna do Ceará (segunda-feira);
- 15 de agosto: Dia de Nossa Senhora de Assunção (quinta-feira).