Alienígenas? Figura misteriosa surge em Santa Catarina; veja vídeos

Um agroglifo com cerca de 100 metros de diâmetro foi avistado por moradores em uma plantação de trigo.

Escrito por
Geovana Almeida* geovana.almeida@svm.com.br

Um desenho geométrico de origem desconhecida surgiu em uma lavoura de trigo de uma propriedade particular em Ipuaçu, no Oeste de Santa Catarina, na última segunda-feira (3). Trata-se de um  agroglifo, popularmente associado a ações extraterrestres.  

Em vídeo cedido ao Diário do Nordeste, é possível ver o desenho que apresenta um grande círculo como estrutura principal, com linhas paralelas e um pequeno círculo ao meio. 

O município de Ipuaçu é popularmente conhecido como a "capital nacional dos agroglifos", porque as aparições de marcas misteriosas são comuns na região.

Agroglifos são grandes desenhos geométricos que surgem misteriosamente em plantações, normalmente de milho e trigo. Embora o fenômeno costume ser associado a extraterrestres, pesquisadores indicam que elas podem facilmente ser feitas por humanos, segundo o g1 SC. 

O proprietário da terra onde o símbolo apareceu não se pronunciou publicamente e o desenho foi removido ainda na segunda-feira (3).

'Mistério, tradição e curiosidade'

A prefeitura da cidade confirmou a existência do agroglifo através de um post no Instagram. "Mistério, tradição e curiosidade: os agroglifos seguem colocando Ipuaçu entre os principais destaques nacionais e internacionais".

Em 2008, o município que tem cerca de 4 mil habitantes, registrou o primeiro aparecimento de agroglifo. Na ocasião, um círculo de 19 metros foi localizado na comunidade de Toldo Velho. 

Na época, o ufólogo Ivo Hugo Dohl, explicou à prefeitura que "os círculos eram delimitados por uma faixa com plantas de pé, sem sinais de qualquer amassamento, seguidas por outra faixa de plantas amassadas, derrubadas de maneira uniforme e em sentido horário”.

No ano seguinte, uma marca de seta de 44 metros apareceu na região. Em 2010 e 2011 mais desenhos misteriosos surgiram no município. 

A última aparição tinha acontecido em 2022. 

*Estagiária supervisionada pelo jornalista Felipe Mesquita. 

Assuntos Relacionados