Advogada de Maníaco do Parque se diz contra soltura de serial killer: 'Ficará preso para sempre'

Conforme a Lei de Execução Penal, ele pode ser solto em 2028 sem nenhuma avaliação psiquiátrica recente

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 14:06)
Maníaco do Parque, condenado a 276 anos de prisão, em foto de arquivo
Legenda: Os crimes cometidos por Francisco ocorreram entre 1996 e 1998, quando ele abordava mulheres com falsas promessas de trabalho

A advogada criminalista Caroline Landim, responsável pela defesa de Francisco de Assis Pereira, conhecido como Maníaco do Parque, declarou ser contra a soltura dele em entrevista ao jornal O Globo. Ao citar previsão de que ele pode deixar a cadeia em 2028, Caroline argumenta que o homem nunca passou por acompanhamento psiquiátrico nos 26 anos de detenção.

O relato de Caroline foi publicado pelo jornalista Ulisses Campbell, da coluna True Crime, do jornal O Globo. Segundo ela, não há nenhum laudo atualizado sobre a condição mental de saúde dele, o que também pode indicar risco de reincidência alto, já que existe também um histórico brutal de crimes cometidos.

Maníaco do Parque

Francisco de Assis Pereira foi condenado a 276 anos e três meses de prisão por assassinar sete mulheres em 1998. Ele também foi condenado por estuprar as vítimas, além de roubar ao menos uma dezena de mulheres ao longo de dois anos.

Veja também

Conforme a Lei de Execução Penal, o Maníaco pode ser solto em 2028, ano em que chega a 30 anos de reclusão. Entretanto, a soltura só ocorreria se a advogada fizesse pedido de solução à Justiça. "Não farei. Por mim, ele ficará preso para sempre", apontou a advogada. 

Caroline Landim declarou que a soltura só seria possível após uma avaliação psiquiátrica rigorosa, conduzida por peritos da Justiça

Mesmo diante da gravidade dos crimes cometidos por Francisco, ele nunca foi submetido a um exame criminológico, que normalmente é conduzido por psicólogos e psiquiatras especializados. A análise só é solicitada no sistema penal quando o preso solicita progressão para regimes mais brandos.

O Maníaco do Parque, hoje com 57 anos, cumpre a pena na penitenciária de Iaras, no interior de São Paulo. Como cumprirá os 30 anos de pena de forma integral, ele poderá deixar a prisão sem nenhuma avaliação psiquiátrica recente. 

Na prisão, ele confecciona tapetes de sisal, engordou mais de 100 quilos e passou cerca de dez anos sem receber visitas. Recentemente, ele teria contato com a mãe e o irmão

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. 

Assuntos Relacionados