Ucrânia se reúne com EUA para tratar de trégua horas após lançar maior ataque com drones contra Moscou

Encontro acontece após Kiev realizar a maior ofensiva de drones contra o território russo

Escrito por
Especialistas trabalham na fachada de um edifício residencial danificado após um ataque com drones em Moscou no dia 11 de março de 2025. A Ucrânia atacou Moscou em um massivo ataque noturno com drones, disseram as autoridades em 11 de março de 2025. Ucrânia inicia reunião com EUA sobre trégua horas após lançar maior ataque com drones contra Moscou
Legenda: Autoridades russas afirmaram, no entanto, que a investida foi um fracasso e anunciaram que derrubaram 337 drones, incluindo 91 na região de Moscou
Foto: TATYANA MAKEYEVA/AFP

A Ucrânia e os Estados Unidos iniciaram, nesta terça-feira (11), conversações para buscar um cessar-fogo parcial com a Rússia. A reunião, que acontece na Arábia Saudita, é realizada poucas horas após Kiev realizar o maior ataque de drones contra o território russo, incluindo Moscou, deixando pelo menos três mortos e diversos feridos.

O ministro das Relações Exteriores ucraniano, Andrii Sibiga, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, participam do encontro realizado na cidade de Jidá, às margens do Mar Vermelho.

Negociadores do país do leste europeu propõem uma trégua "aérea e marítima" com a Rússia, conforme detalhou um funcionário de alto escalão à agência AFP, sob a condição de anonimato. 

"Estamos prontos para fazer todo o possível para alcançar a paz", disse aos jornalistas o chefe do gabinete da presidência ucraniana, Andrii Yermak, ao entrar na sala de negociações. Ele acrescentou que as conversações começaram "de uma forma muito construtiva".

Veja também

Desde a chega à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump pressiona a Ucrânia para acabar com a guerra, iniciada com a invasão russa do país, em fevereiro de 2022.

Por sua vez, o enviado americano para o Oriente Médio, Steve Witkoff, disse que as conversações visam "definir um quadro para um acordo de paz e um cessar-fogo inicial" entre Rússia e Ucrânia. O emissário americano para o Oriente Médio, Steve Witkoff, disse que a reunião em Jidá deve servir para "definir um marco para um acordo de paz e um cessar-fogo inicial" entre Rússia e Ucrânia.

Maior ataque ucraniano com drones

A reunião acontece poucas horas após o maior ataque de drones ucranianos contra a Rússia desde o início da invasão. Autoridades russas afirmaram, no entanto, que a investida, com um balanço provisório de três mortos e vários feridos, foi um fracasso e anunciaram que derrubaram 337 drones, incluindo 91 na região de Moscou e 126 na região de Kursk, fronteiriça com a Ucrânia, ocupada parcialmente pelas forças ucranianas.

"O maior ataque inimigo com drones em Moscou foi repelido", disse no Telegram o prefeito da capital russa, Sergei Sobyanin. Andrii Kovalenko, porta-voz do Centro Governamental Ucraniano contra a Desinformação, um organismo oficial, afirmou que o ataque é "um sinal adicional direcionado ao (presidente russo Vladimir) Putin para encorajá-lo a se interessar por uma trégua aérea". 

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. 

Assuntos Relacionados