
A Ucrânia apoia a proposta dos Estados Unidos de um cessar-fogo de 30 dias com a Rússia, e Washington aceitou retirar as restrições à ajuda militar e ao compartilhamento de dados de inteligência, informaram as partes em um comunicado nesta terça-feira (11), após reunião na Arábia Saudita.
A partir dos diálogos, realizados em Jidá, às margens do mar Vermelho, ambas as partes também concordaram em selar "o mais rápido possível" um acordo para que os Estados Unidos possam explorar recursos minerais ucranianos.
Veja também
'Reciprocidade Rússia é a chave para a paz'
O texto afirma ainda que "a Ucrânia declarou estar disposta a aceitar a proposta americana de instaurar um cessar-fogo imediato e provisório de 30 dias, que pode ser prorrogado por mútuo acordo e que está sujeito à aceitação e implementação simultânea pela Federação Russa".
"Os Estados Unidos explicarão à Rússia que a reciprocidade russa é a chave para a paz", acrescentou o informe.
Além disso, foi anunciado que "os Estados Unidos retirarão imediatamente a suspensão sobre o compartilhamento de relatórios de inteligência e retomarão a ajuda para a segurança da Ucrânia". O presidente norte-americano, Donald Trump, havia encerrado a ajuda à Ucrânia após um desastroso encontro com o par ucraniano, Volodimir Zelensky, ao final de fevereiro, na Casa Branca.