Trump sobe para 125% tarifas contra a China, mas anuncia redução temporária para outros países; entenda

Segundo o presidente norte-americano, tarifas sobre produtos chineses já terão efeito imediato

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 16:29)
Donald Trump, que anunciou novas tarifas para a China, em discurso
Legenda: Donald Trump anunciou atualizações sobre o 'tarifaço' por meio da rede Truth Social
Foto: Anna Moneymaker / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira (9) que deve aumentar para 125% a tarifa sobre produtos chineses. A decisão surge em meio à retaliação imposta pela China após o "tarifaço" mundial promovido pelo governo do republicano.

A informação sobre o aumento foi divulgada por Trump por meio da rede Truth Social. "Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou, por meio deste, aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato", escreveu.

Além disso, na mesma publicação, Trump informou que deve reduzir para 10% as taxas recíprocas a outros países, pelo prazo de 90 dias. A decisão, então, seria uma pausa na medida que foi anunciada pelo governo dele na última quarta-feira (2).

Veja também

"Autorizei uma pausa de 90 dias e uma tarifa recíproca substancialmente reduzida durante esse período, de 10%, também com efeito imediato", também determinou.

O texto de Trump no Truth Social apontou que mais de 75 países convocaram representantes dos Estados Unidos para negociais as soluções em meio ao 'tarifaço'. 

Tarifas anunciadas por Trump

Convencido de que os países "roubam" os Estados Unidos, Trump apresentou as medidas ao lado de integrantes de seu gabinete no Jardim das Rosas da Casa Branca, logo após o fechamento da Bolsa de Nova York.

Segundo ele, as tarifas são "recíprocas", ou seja, seriam impostas para igualar dólar por dólar as tarifas impostas aos produtos americanos no exterior. A medida, aponta o governo dele, visa reindustrializar o país, reequilibrar a balança comercial e eliminar o déficit fiscal.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias

Assuntos Relacionados