Teto de boate na República Dominicana desaba e deixa 124 mortos; veja o que se sabe até agora sobre o acidente
Entre as vítimas estão o cantor Rubby Pérez e a governadora Nelsy Cruz; mais de 100 pessoas continuam desaparecidas
O desabamento do teto da discoteca Jet Set, uma das casas noturnas mais tradicionais da capital dominicana, deixou 124 pessoas mortas. O acidente ocorreu durante um show do cantor de merengue Rubby Pérez, que está entre as vítimas confirmadas até esta quarta-feira (9), segundo informações do Centro de Operações de Emergência (COE). Pelo menos 100 pessoas seguem desaparecidas.
As equipes de resgate seguem trabalhando no local com apoio de guindaste e martelos hidráulicos. A previsão é de que os trabalhos se estendam por mais 24 a 36 horas. Brigadas de Porto Rico e Israel participam da operação.
A capacidade do local era de até 1.000 pessoas em pé e 700 sentadas, mas não há confirmação oficial sobre o número de presentes no momento do desabamento.
Familiares aguardam informações nos arredores da boate, em hospitais e necrotérios. Inclusive, uma lista com os nomes das vítimas foi fixada ao lado da tenda montada para acolher os parentes. Bancos de sangue foram abertos para doações.
Veja também
Entre as vítimas, nomes ligados à música, política e esporte
O corpo de Rubby Pérez foi encontrado nas primeiras horas desta quarta-feira. A equipe do cantor divulgou uma nota de agradecimento pelo apoio recebido. Outros artistas se pronunciaram sobre a morte do músico.
A governadora da província de Monte Cristi, Nelsy Cruz, também morreu no acidente. Seu funeral teve início nesta manhã. Os ex-jogadores de beisebol Octavio Dotel e Tony Blanco também estão entre os mortos. A Major League Baseball emitiu uma nota oficial.
Vejo o momento em que teto de boate desaba
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento exato em que o teto da discoteca desaba na República Dominicana.
Governo decreta luto
O governo da República Dominicana decretou três dias de luto. A Jet Set informou que está colaborando com as investigações para apurar as causas do desabamento. As autoridades ainda não divulgaram as nacionalidades das vítimas.
O país já registrou outros casos com número elevado de mortes. Em 2023, uma explosão em San Cristóbal deixou 38 mortos. Em 2005, um incêndio em uma prisão causou 136 mortes.