Teto de 'igreja de ouro' desaba em Salvador, mata uma pessoa e deixa seis feridas
Igreja de São Francisco de Assis fica no Centro Histórico da capital baiana e é considerada uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo
Pelo menos uma pessoa morreu e seis ficaram feridas após o desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como "igreja de ouro", no Centro Histórico de Salvador, na tarde desta quarta-feira (5). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) ao g1.
A pessoa que morreu é uma mulher, mas ainda não foi identificada formalmente. Até as 16h10, o corpo não havia sido retirado da área do desabamento.
Já as outras pessoas atingidas tiveram apenas ferimentos leves e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Equipes da Polícia Civil, da Polícia Militar e dos bombeiros atuam no local, que foi isolado.
"Todo o espaço central da igreja cedeu. Possivelmente, alguma parte dessa cobertura se rompeu e, com o peso desse espaço superior do teto, a madeira veio abaixo, com sobrepeso", afirmou Sósthenes Macedo, coordenador da Defesa Civil de Salvador.
Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver os destroços dentro da igreja que fica na região do Pelourinho. A área onde as missas são celebradas ficou coberta por pedaços de madeira que integravam o teto do prédio.
"Já fizemos a varredura das outras áreas para verificar se tem mais alguma vítima, e que não foi encontrada nenhuma", disse o coronel Adson Marchesine, comandante do Corpo de Bombeiros.
ESPAÇO HISTÓRICO
A Igreja de São Francisco de Assis foi fundada pelos frades menores em 1587 e a atual estrutura, revestida em ouro, teve sua construção iniciada em 1708, segundo informações do perfil da igreja nas redes sociais.
O local é considerado uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo, sendo patrimônio material do Brasil.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.