Quais as chances de uma guerra nuclear e como esse conflito impactaria o Brasil

Especialistas comentam possibilidades e estragos de uma possível guerra ou ataque nuclear

Escrito por Lianne Ceará ,
homem com roupa de proteção contra nuclearidade
Legenda: Guerra nuclear total seria capaz de destruir toda a humanidade
Foto: Shutterstock

A escalada sucessiva de ameaças e ataques russos na Ucrânia aumenta os temores sobre a segurança mundial. Após a Rússia invadir o espaço aéreo da Suécia nesta quarta-feira (2), os Estados Unidos alertaram para o perigo de uma possível guerra nuclear.

No Conselho de Segurança das Nações Unidas, países detentores das temidas bombas assinaram um documento em que se comprometem a não iniciar o conflito atômico. Mesmo assim, ainda há chances de uma guerra nuclear? Como o Brasil seria afetado? 

No mundo, existem mais de 13 mil ogivas, que são foguetes, projéteis ou mísseis com armas nucleares encapsuladas – e o número já foi muito maior: durante a Guerra Fria, União Soviética e Estados Unidos tinham, juntos, mais de 60 mil ogivas.

Atualmente, a Rússia, herdeira da União Soviética, é detentora do maior número, com pelo menos 5,9 mil ogivas. Em seguida, os Estados Unidos, com 5,4 mil. Só então temos a China no ranking, com 350 ogivas. Ou seja, mais de 90% dessas armas estão concentradas na Rússia e Estados Unidos. 

Depois dos bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki, em 1945, foram criados diversos tratados e organizações, como a própria Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), para evitar outros ataques nucleares. No entanto, países considerados como grandes potências, como Rússia e Estados Unidos, continuaram a se armar e investir em armamentos nucleares. 

Veja também

Qual seria o estrago de uma bomba nuclear nos dias de hoje?

Desde as explosões no Japão, as armas nucleares evoluíram. O professor doutor Carlos Alberto Almeida, do departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), afirma que o estrago atualmente seria muito maior.

"As bombas de hoje são 100 vezes maiores que a bomba atômica que destruiu Hiroshima. Imaginem então que uma única bomba atual pode destruir facilmente uma grande cidade do mundo com 5 milhões de pessoas", disse. 

Marcelo Uchôa, professor de Direito Internacional Público da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), acredita que a possibilidade de uma guerra nuclear é remota. No entanto, "a história já provou que a humanidade é capaz de usar bombas nucleares e fazer isso consigo e com o planeta. Não dá para brincar com a ameaça". Caso se torne uma guerra nuclear, "não terá fim". 

míssil
Legenda: No fim da Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética possuíam, juntos, mais de 60 mil armas nucleares
Foto: Shutterstock

O confronto nuclear total destruiria toda a humanidade e, segundo o professor Carlos Alberto, mataria, inicialmente, 2 bilhões de pessoas, se localizada no Hemisfério Norte. 

Sarah Lima, especialista em Direito Internacional, não vê a possibilidade como tão remota assim.

"Apesar de improvável, eu não diria que as chances são tão remotas, com base nas ameaças do estado russo e dos treinamentos que vêm sendo realizados", afirma.

No entanto, não descarta a possibilidade da ameaça nuclear "estar sendo utilizada como blefe para barrar a interferência de outros países".

Uchôa também concorda com a especialista e diz que "a ponderação da possibilidade é mais um confronto de palavras do governo russo".

ogiva nuclear
Legenda: Rússia e Estados Unidos detém mais de 90% das ogivas nucleares existentes em todo o mundo
Foto: Shutterstock

Outra consequência de uma guerra nuclear em grandes proporções é o inverno nuclear, pontua o físico Carlos Alberto. "Ele [o inverno nuclear] se constitui numa mudança radical do nosso meio-ambiente, devido ao calor e radiação gerados numa guerra nuclear de grandes proporções", explica

"A camada de ozônio seria parcialmente destruída, uma enorme quantidade de poeira levantada pelas explosões bloquearia a luz solar, levando a temperaturas glaciais em todo o planeta por várias semanas. Nenhuma parte do planeta estaria protegida", emenda o professor. Essa teoria, no entanto, não tem unanimidade entre os cientistas.

Veja também

Como o Brasil seria afetado?

O Brasil não possui bombas atômicas, apenas usinas nucleares, a exemplo da localizada em Angra dos Reis, Rio de Janeiro.

No caso das bombas nucleares, o urânio utilizado precisa ser enriquecido até cerca de 90%. Conforme o professor Carlos Alberto, apesar do Brasil possuir a tecnologia para o enriquecimento do urânio a essa porcentagem, ainda teria que desenvolver o aparato técnico para posteriormente fazer bombas atômicas. 

"Mas desde um acordo de salvaguardas com a Argentina (em 1991), os dois países se comprometeram a nunca desenvolver armas atômicas e manter a América do Sul desnuclearizada", detalhou o especialista.

máscara de proteção nuclear
Legenda: Ataques nucleares são remotos, mas não devem ser descartados, segundo especialistas
Foto: Shutterstock

No caso de um ataque com bombas nucleares, Sarah Lima diz que um efeito imediato no Brasil seria "o aumento da inflação e dos preços de diversos produtos, assim como a possibilidade de escassez de determinados produtos importados. Além disso, definitivamente não haveria qualquer espaço para "neutralidade"", afirma. 

Para Uchôa, o Brasil não vai conseguir fugir do conflito, apesar de não participar diretamente, isso porque há relações de comércio bilaterais com a Rússia. "O Brasil forma o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) com a Rússia. Já se vê que os commodities vão elevar o preço, petróleo, ferro, minérios em geral. Com a Rússia caindo no seu poder, haverá um efeito cascata no mundo todo", afirma.

 

Assuntos Relacionados