Homem que ameaçou detonar bomba perto do Capitólio dos EUA se entrega à polícia

Corporação apura "veículo suspeito" e "ameaça de bomba ativa" em Washington DC

Escrito por Diário do Nordeste e AFP ,
Policiais e viaturas em área cercada para conter ameaça de bomba no capitólio
Legenda: Polícia do Capitólio pediu que pessoas evitem a área próxima à Biblioteca do Congresso
Foto: Win Mcnamee/Getty Images/AFP

O homem que ameaçou detonar explosivos, nesta quinta-feira (19), perto do Capitólio em Washington, sede do Congresso dos Estados Unidos e alvo de uma insurreição mortal há meses, se entregou à tarde "sem incidentes", disse a polícia após horas de negociações.

"Ele saiu do veículo e se entregou. As unidades táticas que estavam perto o detiveram sem incidentes", disse o chefe de polícia do Capitólio, Thomas Manger, em coletiva de imprensa.

O caso provocou a evacuação de vários prédios, incluindo o da Suprema Corte. Ao meio-dia (horário local), muitos veículos policiais e ambulâncias estavam em volta do Capitólio, em grande parte isolado, enquanto policiais e agentes do FBI verificavam a área.

"É uma investigação ativa de ameaça de bomba", disse no Twitter a Polícia do Capitólio, após identificar "um veículo suspeito perto da Biblioteca do Congresso".

Investigação

A investigação se concentrou em um homem que, segundo a polícia, dirigiu uma caminhonete até o meio-fio ao lado da Biblioteca do Congresso e afirmou que tinha explosivos. "O motorista do caminhão disse ao policial que estava no local que tinha uma bomba e o que parecia ser, segundo o policial, um detonador na mão", disse à imprensa o chefe de polícia do Capitólio, Thomas Manger.

As autoridades ordenaram a evacuação dos edifícios próximos. A polícia e o Departamento Federal de Investigação (FBI) estão negociando com o homem. Não ficou claro se o veículo continha efetivamente explosivos.

"Estamos tentando obter a maior quantidade de informações possível para encontrarmos uma maneira de resolver isso pacificamente", acrescentou o chefe de polícia, que se recusou a identificar o suspeito ou fornecer detalhes sobre ele. "Não sabemos quais são seus motivos neste momento", destacou.

Evacuações

Os edifícios principais da Biblioteca do Congresso foram evacuados, assim como a Suprema Corte dos Estados Unidos ali perto e ao menos um dos três prédios dos escritórios da Câmara dos Representantes.

Segundo as informações, a sede do comitê nacional do Partido Republicano também foi evacuada e a estação de metrô de Capitol Hill foi fechada - por precaução.

Repercussão da ameaça

"A Casa Branca está monitorando a situação e está recebendo atualizações das forças de ordem", disse um funcionário do governo de Joe Biden.

A prefeita de Washington, Muriel Bowser, declarou que foi informada sobre esta "situação em evolução" e anunciou que a polícia da capital federal está cooperando com outras forças presentes.

O Senado e a Câmara de Representantes se encontram em recesso, mas há funcionários trabalhando no complexo do Capitólio. "Minha equipe e nosso prédio perto do veículo foram evacuados com segurança", tuitou o deputado democrata Raja Krishnamoorthi.

Medidas de segurança no Capitólio

O Capitólio está sob fortes medidas de segurança desde o mortal ataque em 6 de janeiro por parte de apoiadores do ex-presidente republicano Donald Trump, que buscavam evitar a certificação da eleição de Biden.

Veja também

Em 2 de abril, um policial foi morto e outro ficou ferido, quando um jovem lançou seu carro contra um posto de controle que protege a entrada do Congresso. Foi morto em seguida.

Assuntos Relacionados