Papa Leão XIV faz apelo pela paz mundial e fim de guerras na Ucrânia e em Gaza
O pontífice discursou em sua primeira aparição pública para um momento litúrgico aberto ao público desde o conclave

O papa Leão XIV fez um apelo, neste domingo (11), pela paz mundial e pelo fim de conflitos em diferentes regiões do mundo. A mensagem foi lida pelo pontífice ao fim da oração da "Rainha da Paz", em sua primeira aparição pública para um momento litúrgico aberto ao público desde o conclave.
No discurso, feito da sacada da Basílica de São Pedro, o Santo Padre citou especificamente as guerras na Ucrânia e em Gaza e os conflitos entre Índia e Paquistão.
"Trago no meu coração o sofrimento do amado povo ucraniano. Que se faça tudo aquilo que for possível para alcançar o mais rápido possível uma paz autêntica, justa e duradoura. Que sejam libertados todos os prisioneiros e que as crianças possam retornar às próprias famílias", declarou Leão XIV.
Veja também
Apelos sobre conflitos
A mensagem do papa sobre o conflito no leste europeu ocorre um dia após Vladimir Putin, presidente russo, propor uma negociação direta com a Ucrânia na próxima quinta-feira (15), na Turquia, para tratar um cessar-fogo.
Segundo o jornal O Globo, embora seja um pedido geral para o fim da guerra, a menção do pontífice ao retorno de crianças a suas famílias pode ainda ter sido em referência à deportação de crianças ucranianas para a Rússia.
Veja também
Além disso, sobre o conflito na Faixa de Gaza, Leão XIV pediu que os reféns ainda mantidos em cativeiro fossem libertados e que a população do enclave palestino volte a receber ajuda humanitária.
"Sinto a dor daquilo que acontece na Faixa de Gaza. Que cesse imediatamente o fogo. Que se preste socorro humanitário a toda a população civil, e que sejam os reféns liberados", apelou o líder da Igreja Católica.