Nasa faz registro de avião supersônico quebrando a barreira do som; veja imagem
Técnica utilizada pela agência espacial permite visualizar variações na densidade do ar
A Nasa registrou a quebra da barreira do som durante o voo de um jato supersônico nos Estados Unidos. O registro foi captado no último dia 10 de fevereiro, mas divulgado somente na terça-feira (4).
A imagem foi feita por equipamentos da agência espacial norte-americana, em parceria com a empresa Boom Supersonic, que desenvolveu o XB1 - primeiro avião civil a voar mais rápido que o som desde o Concorde.
Segundo a Boom Supersonic, a imagem documenta a mudança de densidade do ar em torno da aeronave e a onda de choque resultante.
Veja também
Fotografia de Schlieren
Para obter o resultado, a Nasa utilizou telescópios terrestres com filtros especiais para realizar uma técnica avançada chamada de fotografia de Schlieren, capaz de captar variações na densidade do ar, que não são visíveis a olho nu.
Segundo explicou a Boom Supersonic, o piloto de teste do XB-1 posicionou o jato em uma hora exata e numa localização precisa sobre o deserto de Mojave, nos EUA, permitindo que a NASA fotografasse o avião voando em frente ao sol.
Dessa forma, foi documentada a mudança de densidade do ar ao redor da aeronave a velocidades superiores a Mach 1, que é a velocidade do som, ou seja, 1.216 km/hora ao nível do mar.
"Tirar imagens de Schlieren requer condições ideais, timing e voos excepcionais", descreveu a empresa.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias