Equipes de resgate procuram sobreviventes após terremoto que matou 268 pessoas na Indonésia

Mais de mil pessoas ficaram feridas e 151 continuam desaparecidas

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
Equipes de resgate
Legenda: Cerca de 151 pessoas continuam desaparecidas após o abalo que matou 268 na ilha indonésia de Java
Foto: TIMUR MATAHARI / AFP

Equipes de resgate procuram sobreviventes nesta terça-feira (22) após a devastação provocada por um terremoto na ilha indonésia de Java. O fenômeno deixou 268 mortos até o momento e mais de mil feridos. 

O epicentro do terremoto de segunda-feira (21), de 5,6 graus de magnitude e pouca profundidade, foi registrado nas proximidades da cidade de Cianjur, na província de Java Ocidental, a mais populosa do país.

Veja também

Ao menos 151 pessoas continuam desaparecidas, afirmou o diretor da Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia, Suharyanto.

Enquanto alguns integrantes das equipes de resgate retiravam cadáveres dos edifícios destruídos, outros trabalhadores procuravam sobreviventes e tentavam chegar às áreas de difícil acesso devido aos bloqueios nas estradas.

Dimas Reviansyah, um socorrista de 34 anos, explicou que as equipes utilizam motosserras e escavadeiras para abrir caminho entre árvores caídas e escombros até os locais onde acreditam que podem encontrar civis.

O presidente indonésio Joko Widodo deve visitar a região nesta terça-feira (22). 

'Círculo de fogo'

A Indonésia registra com frequência terremotos por estar localizada na região conhecida como "círculo de fogo" do Pacífico, ponto de encontro de placas tectônicas

O país continua marcado pelo terremoto de 26 de dezembro de 2004, de 9,1 graus de magnitude, na costa de Sumatra.

O tremor desencadeou um tsunami devastador que matou 220 mil pessoas na região, incluindo 170.000 na Indonésia, uma das maiores catástrofes naturais registradas na história.

Assuntos Relacionados