Donald Trump diz que Lula pode ligar 'quando quiser' após ser questionado sobre diálogo com Brasil

O presidente dos Estados Unidos ainda comentou sobre a taxação de 50% nos produtos brasileiros

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 19:13)
Donald Trump para matéria com terno azul, fundo azul. Imagem usada para matéria sobre presidente norte-americano sobre Lula e tariço
Legenda: Ao anunciar taxa de 50%, Trump criticou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, classificando como uma "caça às bruxas"
Foto: Shutterstock/Joshua Sukoff

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ligar para ele "quando quiser". A declaração foi dada nesta sexta-feira (1º), em resposta a uma pergunta da repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo

Conforme o g1, a jornalista questionou sobre a possibilidade de diálogo entre os dois líderes, em meio ao cenário da taxação de 50% sobre os produtos brasileiros. "Ele pode falar comigo quando quiser", afirmou Trump.

Já ao ser questionado especificamente sobre a decisão de manter o "tarifaço", disse: "As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada".

Mesmo com as críticas, o presidente dos Estados Unidos alegou amar o "povo do Brasil". 

Veja também

Por que Trump taxou o Brasil?

A Casa Branca aplicou o "tarifaço" contra o Brasil alegando que o País adota medidas que representam "ameaça à segurança nacional, à economia e à política externa dos Estados Unidos".

A ordem executiva assinada por Trump critica, ainda, a forma como o governo brasileiro lida com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores, com práticas que violariam direitos humanos e enfraqueceriam a democracia.

O documento também cita diretamente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado é acusado pelos EUA de fazer uma "caça às bruxas" contra Bolsonaro e obrigar empresas americanas a censurar discursos políticos.

Assuntos Relacionados