Após 2 meses de bloqueio, navio que destruiu ponte de Baltimore será movido nesta segunda-feira (20)
Cargueiro colidiu com a ponte Francis Scott Key em 26 de março, causando a morte de seis trabalhadores da construção civil
O navio cargueiro que tem bloqueado um dos portos mais movimentados dos Estados Unidos será removido na segunda-feira (20), quase dois meses após ter colidido e destruído a ponte Francis Scott Key, na cidade americana de Baltimore.
A complexa operação envolve o transporte do navio de contêineres Dali, de quase 300 metros de comprimento, para um terminal marítimo, o que representaria um passo importante na reabertura desse canal de comércio crucial para a economia dos EUA.
O navio com bandeira de Singapura ficou sem energia antes de colidir com uma coluna de suporte da ponte em 26 de março, causando seu colapso e matando seis trabalhadores da construção civil no local, no topo da principal rota de trânsito.
Veja também
Fechamento do porto
O acidente forçou o fechamento desse porto, embora canais temporários tenham permitido o tráfego de entrada e saída de Baltimore.
As autoridades que lideram a operação disseram que o Dali estaria pronto para reflutuar e se deslocar a partir do meio-dia (13h em Brasília) de domingo (19), antes de ser deslocado na maré alta de segunda-feira (21), prevista para as 05h24 locais.