Ponte desmorona após ser atingida por navio em Maryland, nos Estados Unidos; veja vídeo

Segundo as autoridades, vários veículos que trafegavam pela via caíram no rio

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
Ponte
Legenda: Ponte Francis Scott Key colapsa após ser atingida por navio cargueiro
Foto: Jim WATSON / AFP

A ponte Francis Scott Key, na cidade americana de Baltimore, desabou na madrugada desta terça-feira (26) após a colisão de um navio de carga contra um dos pilares, o que provocou a queda de quase 20 pessoas e vários veículos na água, informaram os bombeiros.

"Sabemos que até 20 pessoas podem estar no rio Patapsco neste momento, assim como vários veículos", disse Kevin Cartwright, do Corpo de Bombeiros de Baltimore, ao canal CNN.

Mais tarde, os serviços de emergência informaram que estavam a procura de pelo menos sete desaparecidos. Duas pessoas foram resgatadas e uma foi levada ao hospital em "estado muito grave", disse o chefe dos bombeiros de Baltimore, James Wallace. A outra saiu ilesa. 

Alguns minutos antes, a agência informou que as rotas de navegação foram fechadas nas duas direções devido ao "incidente" na ponte e que o tráfego estava sendo desviado. 

Uma fonte da polícia de Baltimore já havia declarado ao canal NBC que provavelmente algumas pessoas caíram no rio.

"Posso confirmar que 1h35 (2h35 de Brasília), a polícia da cidade de Baltimore foi notificada sobre o colapso parcial de uma ponte, com trabalhadores possivelmente na água, na ponte Francis Scott Key", afirmou o detetive Niki Fennoy em um comunicado.

Veja também

Navio de Singapura

O navio cargueiro envolvido no acidente é de Singapura e tinha como destino o Sri Lanka, segundo informou o jornal The New York Times. A causa da colisão ainda não foi determinada.

Cargueiro
Legenda: O navio cargueiro envolvido no acidente é de Singapura e tinha como destino o Sri Lanka
Foto: Jim WATSON / AFP

A Autoridade de Transporte de Maryland informou que o trânsito foi interrompido na região da ponte de quase 3 quilômetros, conhecida como Francis Scott Key. A via é uma importante ligação entre dois pontos da cidade, cruzando o Rio Patapsco.

Embarcação emitiu pedido de socorro antes de bater

Antes de colidir, o navio lançou um pedido de ajuda que permitiu parar o trânsito e salvar vidas, declarou o governador do estado de Maryland, Wes Moore. 

A embarcação, que se movia a uma velocidade de oito nós (cerca de 15 quilômetros por hora), alertou as autoridades que estava perdendo força, o que permitiu parar os carros que se dirigiam para a ponte Francis Scott Key, disse o governador. 

"Essas pessoas são heróis. Salvaram vidas ontem à noite", acrescentou.

Assuntos Relacionados