Conselho de Segurança da ONU aprova 'cessar-fogo imediato' em Gaza

Decisão teve apoio de 14 dos 15 países que integram o Conselho; EUA se abstiveram na votação, em mudança da posição do governo Joe Biden

Escrito por Redação ,
Conselho da ONU aprovou resolução de cessar-fogo com 14 votos favoráveis e uma abstenção, dos EUA
Legenda: Conselho da ONU aprovou resolução de cessar-fogo com 14 votos favoráveis e uma abstenção, dos EUA
Foto: Angela Weiss / AFP

Cinco meses após o início do conflito entre Israel e Hamas em Gaza, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas conseguiu aprovar nesta segunda-feira (25), pela primeira vez, uma resolução que demanda um cessar-fogo imediato na região.

Dos 15 países que compõem o Conselho, 14 votaram favoráveis ao texto. O voto restante foi uma abstenção por parte dos Estados Unidos, em um gesto que revela uma mudança de posição do governo Joe Biden frente ao conflito.

Veja também

A decisão do órgão demanda a trégua para o mês do Ramadã — período considerado sagrado que, neste ano, vai de 10 de março a 9 de abril — e inclui, além do cessar-fogo, libertação imediata dos reféns mantidos pelo Hamas e a abertura de Gaza para recebimento de ajuda humanitária.

A primeira votação para uma resolução semelhante ocorreu ainda em outubro de 2023, proposta pelo Brasil. De lá para cá, outras três ocorreram até a atualmente aprovada. Já são, atualmente, mais de 32 mil pessoas mortas em Gaza.

 

Assuntos Relacionados