O que é vitiligo? Conheça os sintomas, tipos e tratamentos

Doença é multifatorial, resultante de fatores genéticos, autoimunes e ambientais

Escrito por Redação ,
mãos com vitiligo
Legenda: Principal característica do vitiligo são as manchas brancas pelo corpo, que podem variar de tamanho e localização
Foto: Shutterstock

O vitiligo é uma doença que se manifesta pela descoloração da pele. Isso ocorre quando as células de defesa do nosso corpo atacam os melanócitos, responsáveis pela produção da melanina, pigmento que dá cor à pele.

A principal característica do vitiligo são as manchas brancas pelo corpo, que podem variar de tamanho e localização. A doença pode acometer pessoas de todos os sexos, idades e cor da pele.

O cantor Michael Jackson é um dos casos mais conhecidos de pessoas com vitiligo. Além dele, pessoas públicas como as modelos Luiza Brunet e Winnie Harlow foram diagnosticadas com a doença. Mais recentemente, a participante do Big Brother Brasil de 2022, Natália Deodato, também ganhou notoriedade.

michael jackson com guarda-chuva, óculos escuros andando na rua
Legenda: Michael Jackson é um dos casos mais conhecidos de pessoas com vitiligo
Foto: Joe Seer/Shutterstock

De acordo com a médica dermatologista Raíla Macedo*, além de tratamento da doença com profissional especializado, é essencial ter atenção ao fator emocional ligado ao vitiligo. “Estudos mostram que o vitiligo tem poder de reduzir a autoestima, levando a sofrimento de inadequação, vergonha ou constrangimento por conta das manchas. A pessoa que o possui pode ser alvo de bullying, discriminação ou estigma por parte dos demais. Fora o impacto nas relações interpessoais como parceiros, amigos e familiares”, avalia.

Assim, ainda segundo a dermatologista, é fundamental que a pessoa com vitiligo faça terapia ou integre grupos de apoio. “Além disso, é primordial a educação e a conscientização da população em geral para combater o estigma e promover cultura de aceitação e inclusão”.

Veja também

O que é vitiligo?

Trata-se de uma doença que afeta a pele, deixando manchas brancas. Tais manchas surgem devido ao sistema imunológico do indivíduo atacar as células que geram pigmento na pele.

Quais os sintomas?

Basicamente a pessoa com vitiligo apresenta apenas as manchas, sem sintoma algum nelas ou qualquer outro no resto do corpo. Não prejudica a saúde física, afirma a médica dermatologista.

Vitiligo coça?

De maneira alguma, ressalta Raíla Macedo. O vitiligo pode se confundir com outras doenças dermatológicas, sendo que estas, sim, levam à coceira. Ele não coça ou arde, nem gera dor no local.

Em que idade ou até que idade pode aparecer?

Pode surgir desde a infância até a fase adulta ou terceira idade.

Quais as causas do vitiligo?

A causa exata não é completamente entendida, destaca a dermatologista. “Sabemos que existe um componente genético, autoimune e ambiental. Alguns estudos mostram que ele pode ocorrer em famílias completas, porém ter um histórico na família não garante que alguém desenvolverá a lesão”, acrescenta. 

O fator autoimune é explicado pelo fato de que o sistema imunológico da pessoa ataca de forma errônea e destrói os melanócitos que produzem a melanina (que gera a coloração da pele). “Sabemos ainda que alguns produtos químicos, trauma na pele ou até mesmo o próprio estresse podem desencadear ou agravar o vitiligo em pessoas já com predisposição”, adiciona Raíla Macedo.

Quais os tratamentos disponíveis?

Existem diversas modalidades de tratamento. “Sabemos que a resposta varia muito em cada indivíduo”, diz a dermatologista. Existem pomadas, tratamentos com laser, fototerapia, transplante de pele e outros ainda em pesquisa como os inibidores da Janus Associated Kinases (JAK). Estes últimos são uma estratégia recente direcionada para o tratamento de diversas patologias como o vitiligo e a artrite reumatoide, a psoríase, a alopecia areata e diversos tipos de câncer.

Quais são os tipos de vitiligo?

Pode-se classificar o vitiligo de acordo com sua extensão/localização:

  • Vitiligo segmentar: acomete apenas uma área da pele. Pode ocorrer em idade mais jovem.
  • Vitiligo focal: área também específica da pele, porém simétrica. Acomete, por exemplo, os dois cotovelos.
  • Vitiligo generalizado: acontece com mais frequência. É aquele em que as manchas se distribuem de forma aleatória por todo corpo.
  • Vitiligo universal: no qual praticamente não há área sem manchas.
  • Vitiligo mucocutâneo: quando, além da pele, afeta mucosas como boca e região genital.
  • Vitiligo acrofacial: quando as manchas acometem as extremidades do corpo - mãos/pés.
  • Vitiligo misto: caracteriza-se pela combinação de tipos de vitiligo.

Lembrando que essa classificação pode variar em cada indivíduo e nem sempre o paciente vai se encaixar perfeitamente em um deles, enfatiza Raíla Macedo.

É transmissível?

“De maneira nenhuma”, frisa a médica. Todo paciente com vitiligo deve manter sua vida normal sem nenhuma restrição de contato.

Qual a diferença entre pano branco e vitiligo?

Totalmente distintos, garante a dermatologista. “Quando dizemos pano branco estamos nos referindo a um fungo. Logo, este é transmissível e pode ter sintoma como coceira no local. Vitiligo não se transmite e apresenta manchas brancas da cor de leite. Já as manchas do pano branco são hipocrômicas (mais claras)".

É autoimune?    

Sim. Tem componente autoimune.

*Raíla Macedo é médica dermatologista formada pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte. Tem residência de Clínica Médica pela Escola de Saúde do Ceará e especialização em Dermatologia pela Santa Casa de Saúde de Recife. Possui Mestrado em Biotecnologia da Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Atua na área da Dermatologia, Cosmiatria e Laser em sua clínica no Hospital São Mateus.

Assuntos Relacionados