Seis estabelecimentos são interditados por descumprir normas contra a Covid-19

Duas festas com aglomeração realizadas em casas foram encerradas

Escrito por Redação ,
Estabelecimento interditado
Legenda: Estabelecimentos foram interditados durante operação em Fortaleza
Foto: Agefis/Divulgação

Seis estabelecimentos de Fortaleza foram interditados pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) por descumprimento às medidas de prevenção à Covid-19, nesta sexta-feira (9). Os fiscais também encerraram duas festas realizadas em casas, no Bairro Meireles e na Lagoa Sapiranga, próximo ao município de Eusébio.

Ao longo da sexta-feira (12), início do período que seria de Carnaval, a Agefis vistoriou nove estabelecimentos comerciais, dos quais apenas dois cumpriam as normas dos decretos estadual e municipal. 

Os seis estabelecimentos que foram interditados não podem funcionar por sete dias. Nas festas domiciliares, os fiscais autuaram os responsáveis pelas aglomerações. 

Ao todo, a equipe realizou três autuações e cinco notificações. 

Legenda: Estabelecimentos fechados foram interditados pela Agefis

O decreto estadual estabelece que atividades econômicas não essenciais só podem funcionar até as 20h, pelo menos até 17 de fevereiro. Nos fins de semana, os serviços de alimentação fora do lar, restaurantes e barracas de praia, fecham ainda mais cedo, às 15h.

Em qualquer horário e período de suspensão das atividades, os estabelecimentos podem funcionar "desde que exclusivamente por serviço de entrega, inclusive por aplicativo". Os serviços não essenciais podem iniciar as atividades às 6h. 

Medidas mais duras até quarta-feira (17)

Até quarta-feira (17), o Estado terá outras medidas para evitar aglomerações e desrespeito aos protocolos sanitários, com o cancelamento do feriado

Seguem proibidas festas e eventos comemorativos. Barracadas de praia só podem abrir até 15h e as atividades de parques aquáticos estão suspensas. 

A determinação é decorrente do aumento de casos e mortes da Covid-19 e da preocupação com a nova variante do vírus - que já teve três casos confirmados no Estado. 

Conforme a Agefis, haverá fiscalização fixa em pontos típicos de aglomeração, como Praia dos Crush, Praia de Iracema, Avenida Beira-Mar, Largo da Mocinha, Mercado dos Pinhões, Dragão do Mar e Gentilândia. 

Outras duas equipes devem atender denúncias e percorrer a cidade fiscalizando o funcionamento dos estabelecimentos. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.