Mortes por Covid-19 em Fortaleza aumentam 295% em três meses

Após um período de queda entre maio e outubro de 2020, a quantidade de óbitos mensais pela infecção na Capital voltou a crescer em novembro do ano passado

Escrito por Barbara Câmara / Fernanda Aires , metro@svm.com.br
Legenda: O ritmo crescente no número de mortes mensais se manteve em dezembro – com 159 óbito– e em janeiro de 2021, chegando a 170.
Foto: AFP

A tendência positiva da redução de óbitos pela Covid-19, vivenciada em Fortaleza no período entre maio e outubro do ano passado, já ficou para trás. Desde novembro, a Capital passou a registrar uma elevação no número mortes mês a mês. Os dados foram confirmados pela plataforma IntegraSUS, mantida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). 

Ainda em 2020, o menor número mensal de mortes havia sido contabilizado em outubro, quando 43 pacientes vieram a óbito pela infecção na cidade. No mês seguinte, a quantidade saltou para 90. O ritmo crescente se manteve em dezembro – com 159 mortes – e em janeiro de 2021, chegando a 170, um aumento de aproximadamente 295,3% em três meses.

Veja também

Por trás dos números, permanecem as vidas que convivem com a perda. Na família da autônoma Thassia Cristine Rodrigues, a lembrança remete ao seu marido Juan Ignacio, que faleceu no último dia 31 de janeiro aos 42 anos. Ela conta que, a princípio, a esperança era de que ele se recuperasse rápido, já que o único sintoma que notou foi a falta de ar e logo começou a tomar os medicamentos recomendados. 

Nos primeiros dias, o quadro de Juan era estável. A pior se deu depois, aos poucos, até ser necessária a internação em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Ele precisou ficar lá, sempre em alerta de que a qualquer momento ele poderia ser intubado. Com três dias de UTI, ele precisou ser intubado, foi em uma quinta ou sexta-feira, se não me engano. No domingo, ele faleceu”, lembra Thassia.

Nesse curto período, ainda na madrugada de sábado, Juan teve uma queda brusca de pressão, e seu quadro foi estabilizado logo em seguida. Ele convivia com a obesidade. “Quando foi no domingo, por volta de 11h, a gente recebeu a notícia de que ele teve uma pneumonia e falência dos órgãos. Aconteceu tudo muito rápido”, lamenta. 

“Talvez se ele tivesse com menos peso, poderia reverter. Mas essa doença tá aí pra desfazer o que os médicos falam. Não é só idoso e obeso que morre, ela tá aí pra qualquer pessoa”, afirma a autônoma. Ela acredita que, de agora em diante, o que pode fazer é redobrar os cuidados para evitar que a infecção acometa qualquer outra pessoa mais próxima. 

“Além da dor, o sentimento é de tristeza. Porque a gente não pôde fazer nada. Muitas pessoas ofereceram ajuda, mas infelizmente a gente não pode fazer nada. É um sentimento de invalidez, e só quem sabe é a família”, conclui. 

Descumprimento de medidas sanitárias

O cenário atual de Fortaleza é resultado de uma série de descumprimentos de medidas sanitárias, além da chegada de novas variantes do coronavírus ao Estado, conforme avalia o virologista Mário Oliveira. Segundo ele, o panorama começou a ser traçado em dezembro do ano passado, com as festas de fim de ano e as frequentes aglomerações – notadamente sem o uso de máscaras. 

“Nessa parte de aglomeração, nós estamos vendo agora a problemática. Aumento no número de casos, aumento de mortes e de hospitalizações, e também já iniciou uma segunda onda e as novas variantes do coronavírus estão aparecendo. Então não tem como não ter esses aumentos, porque o vírus nunca vai deixar de circular, de um número maior, enquanto as pessoas continuarem se aglomerando, principalmente sem máscara”, detalha o médico. 

Próximo do colapso

Oliveira reforça que os profissionais da saúde continuam trabalhando exaustivamente, e que o sistema está próximo de entrar em colapso. “Temos aí mais de 80% das UTIs já comprometidas em vários Estados, acima do normal. A população não caiu na real, a vacinação está um pouco atrasada, então o sistema de saúde alguma hora não aguenta. Ele vai colapsar de verdade, principalmente com esse aumento no número de casos e, infelizmente, de óbitos”, diz. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados