Queima de fogos em apologia ao crime leva polícia a prender mais de 10 suspeitos

Parangaba, José Walter e Papicu foram alguns dos locais onde os fogos foram ouvidos e vistos.

Escrito por Redação ,

A queima de fogos de artifício registrada em diversos bairros de Fortaleza por volta das 20h da noite deste sábado (20) foi apontada por moradores como celebrações de grupos criminosos. Procurada, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que as forças de segurança do Estado fizeram mais de dez prisões e apreensões no sábado, em ações de combate a essas organizações ilícitas.

Ainda segundo o órgão, entre os capturados estão suspeitos com mandados de prisão em aberto e com extensa ficha criminal. A Polícia Militar também apreendeu armas de fogo, drogas, fogos de artifício e outros materiais de origem ilícita. 

Facção criminosa assume domínio de comunidades de Fortaleza

> Grupo que solta fogos em alusão a facção criminosa em Fortaleza é investigado pela Polícia Civil

Os relatos de queimas de fogos de artifício, inclusive pirotécnicos, ocorreram em áreas como José Walter, Cidade 2.000, São João do Tauape, Serrinha, Parangaba, Papicu, entre outros, e até em cidades da Região Metropolitana como Caucaia e Maracanaú.

Os casos são investigados pela Polícia Civil, tendo à frente o trabalho especializado da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), conforme a SSPDS.

Prisões em Fortaleza

Cinco suspeitos foram presos no Papicu, onde era realizada uma festa de apologia a um grupo criminoso, soltando fogos de artifício. "Todos foram contidos por meio de um cerco realizado na região. Alan da Silva Mendes (23) – com passagem por roubo; Daizon Mendes de Brito (30) - com antecedentes por tráfico, porte ilegal de arma de fogo, resistência, desacato e desobediência; e Sávio Moura de Lima (24) foram presos", afirmou a secretaria.

Além dos presos, dois adolescentes de 17 anos foram apreendidos. Um já responde a nove atos infracionais, sendo oito por tráfico de drogas e um por uso de drogas. Foram ainda apreendidas caixas de fogos de artifício (alguns já utilizados), celulares e trouxinhas de crack. O grupo foi levado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). A ação ocorreu já na madrugada deste domingo (21). 

No Vicente Pinzón, outro suspeito com duas armas de fogo foi detido por policiais do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). Ademir Evangelista dos Santos, de 18 anos, estava com um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 32 e 17 munições.

Os policiais informaram que Ademir exibia o armamento na comunidade. Ele foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Ele tem passagens por roubo e, quando adolescente, respondeu a oito atos infracionais, sendo um por homicídio, quatro por roubos, um furto de veículo, um crime contra a paz pública e uma lesão corporal dolosa, segundo a SSPDS.

Também na região do Vicente Pinzón, o CPRaio abordou um grupo de pessoas que estava em um imóvel na comunidade do bairro Serviluz. No interior da residência, os policiais encontraram 21 trouxas de maconha e dinheiro obtido com o o tráfico de drogas. Maria Érica da Silva Lima, de 18 anos, foi presa em flagrante.

Ainda na Capital, no bairro Padre Andrade, um suspeito tentou fugir ao perceber a presença de policiais que faziam uma ronda na região.  Ao ser capturado, Wender Carlos de Lima Oliveira (19) apontou aos policiais onde mantinham drogas. As equipes apreenderam 60 trouxinhas de maconha e outros materiais. O suspeito foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Prisões na Região Metropolitana

Em Aquiraz, na noite do sábado, um homem suspeito de integrar uma organização criminosa e com passagens pela polícia por tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, corrupção de menor, lesão corporal dolosa e crime ambiental foi preso com 527 gramas de cocaína, dez munições calibre 38, celulares, dinheiro e materiais utilizados no tráfico de entorpecentes. Izaquiel Moreira da Silva, de 36 anos, estava em uma festa na localidade de Quinzim.

Já em Maracanaú, um homem com mandado de prisão em aberto foi capturado após policiais do motopatrulhamento realizarem abordagens em busca de suspeitos de integrar uma organização criminosa. Francisco Diego Ferreira, de 23 anos, estava com mandado de prisão por roubo e corrupção de menor investigados em Caridade. Ele foi encaminhado à Delegacia Metropolitana de Maracanaú, onde se encontra à disposição da Justiça.

Também em Maracanaú, a PM abordou dois homens com caixas de fogos de artifício. Como não havia nada de ilícito com eles, ambos foram liberados.  

Em Caucaia, o CPRaio apreendeu duas armas. Uma deslas estava com Francisco Gustavo Feijão Rodrigues, de 27 anos. Ele foi localizado após informações indicando que ele estava exibindo uma arma de fogo em via pública, no bairro Parque Potira. Na casa dele foram encontrados um revólver calibre 38 e cinco munições. Gustavo responde por roubo e foi levado para a Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde foi autuado em flagrante. A segunda arma foi apreendida no bairro Jurema, na mesma cidade. O suspeito fugiu ver a polícia, mas o material foi apreendido e as buscas seguem em andamento.

Comemoração de facções

Nos dias 8 e 9 de junho, moradores de várias comunidades da periferia de Fortaleza e também da Aldeota foram surpreendidos por explosões de fogos simultâneas anunciando a tomada do local pelos integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), segundo apurou o Sistema Verdes Mares.

Recente reportagem com informações de fontes da Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), mostrou que áreas "neutras" do tráfico de drogas, ou seja, sem domínio de nenhum outro grupo, estão sendo tomadas pela facção. Os fogos são utilizados para avisar uns aos outros que o 'ponto' agora pertence à organização criminosa.

 

 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados