Prefeito e vereador de Uruburetama são inocentados de acusação de extorsão contra José Hilson Paiva

Pai e filho e outras duas pessoas foram acusadas pelo Ministério Público de exigir a renúncia do ex-prefeito do Município, o médico José Hilson de Paiva, sob a pena de divulgarem imagens com conteúdo sexual comprometedor

Escrito por Redação ,
Legenda: Artur Wagner assumiu a Prefeitura de Uruburetama com o afastamento de José Hilson, em julho de 2019
Foto: Foto: JL Rosa

O atual prefeito de Uruburetama, Artur Wagner Vasconcelos Nery; o filho dele e vereador do Município, Alexandre Wagner Albuquerque Nery; a nora do gestor, a advogada Sandra Prado Albuquerque; e o empresário Francisco Leonardo de Castro Bezerra Melo foram inocentados pela Justiça Estadual da acusação de cometer extorsão contra o ex-prefeito, o médico José Hilson de Paiva.

Conforme a denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE), o grupo exigiu que a vítima – ainda quando prefeito de Uruburetama – assinasse uma carta de renúncia do cargo, sob pena de divulgar vídeos e fotografias de relações sexuais de José Hilson com uma funcionária da Prefeitura. O médico é acusado de crimes sexuais no Município e em Cruz e chegou a ser preso, mas já está solto.

O juiz da 6ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza absolveu sumariamente os quatro acusados de extorsão, em decisão proferida no dia 19 de fevereiro deste ano e transitada em julgado na última terça-feira (5). “As condutas dos acusados são totalmente atípicas, não se enquadrando dentro das ações previstas no crime de extorsão, o que já impossibilita a existência de crime. Observa-se claramente, pelo exame dos depoimentos, que existe uma forte conotação política nos fatos narrados”, concluiu o magistrado.

Na narrativa do MPCE, o empresário Francisco Leonardo foi até a residência de José Hilson, em Fortaleza, mostrou o conteúdo que seria comprometedor para a imagem do então prefeito e fez a exigência. Caso ele não renunciasse, o vereador Alexandre Wagner iria divulgar o material para a imprensa, com consentimento da esposa Sandra Albuquerque e do pai, à época vice-prefeito, Artur Wagner.

Questionado sobre a decisão da Justiça, o Ministério Público afirmou, em nota, que “acatou a sentença e não acredita ser conveniente recorrer”. “A autoridade responsável pela ação prefere se resguardar ao direito de não se pronunciar sobre o caso”, completa o órgão.

A defesa de Artur Wagner, Alexandre Wagner e Sandra Albuquerque, representada pelo advogado Paulo Pimentel, sustentou que os clientes não praticaram o crime:

“Analisando os autos, entendemos que o crime não havia. O doutor Artur, o doutor Alexandre e a doutora Sandra nem lá estavam, no local do fato. Não tinham sequer interesse”, disse Paulo Pimentel.

Já a defesa de Francisco Leonardo não foi localizada. No processo, o advogado alegou que o cliente era amigo de José Hilson e que “a todo momento agiu estritamente na tentativa de ajudar um amigo que estava à beira de vivenciar um verdadeiro escândalo em sua vida, oferecendo várias alternativas, entre eles a renúncia, a fim de evitar todos os efeitos negativos que uma exposição indesejada dessa amplitude pudesse resultar”.

Crimes sexuais
José Hilson de Paiva era prefeito de Uruburetama e médico no Município quando denúncias de crimes sexuais cometidos por ele contra pacientes vieram à tona, com imagens, divulgadas pelo Sistema Verdes Mares em julho do ano passado. Ele teve as atividades médicas suspensas pelo Conselho Regional de Medicina (Cremec), dois dias depois, e foi cassado do cargo público pela Câmara Municipal, em outubro do mesmo ano.

José Hilson foi preso, no dia 19 de julho. E foi denunciado por crimes sexuais contra quatro mulheres, em dois processos, que tramitam em Uruburetama e Cruz. No dia 1º de abril deste ano, ele foi para prisão domiciliar por determinação judicial, com uso de tornozeleira eletrônica, por estar no grupo de risco para contrair a doença Covid-19. O advogado do médico, Leandro Vasques, defende que os crimes prescreveram, “tendo em vista que os vídeos em que essas pessoas aparecem datam de muitos anos atrás”.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados