PM apreende mais de 2 mil maços de cigarros contrabandeados do Suriname em praia do Ceará

A rota de contrabando de cigarros tem como destino o litoral do Ceará, de onde são distribuídas para venda

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Fotos que mostram cigarros contrabandeados apreendidos e na faixa de areia em Paraipaba
Legenda: Carga estava espalhada por cerca de 2 km da orla
Foto: Divulgação/PMCE

Mais de 2 mil maços de cigarros contrabandeados foram apreendidos pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) na orla da Praia de Capim Açu, no município de Paraipaba, no Ceará, na manhã dessa quinta-feira (11). Os itens estavam espalhados pela faixa de areia ao longo de aproximadamente 2 quilômetros de orla.

No total, foram localizados 2.020 maços e 738 carteiras de cigarro soltas, todos da marca Catalina American Blend. A ocorrência foi atendida por agentes do BPRaio de Paracuru, que não localizaram pessoas responsáveis pelo material e nem avistaram embarcações de onde podem ter caído os itens. 

Toda a carga ilícita foi levada à Delegacia Municipal de Paraipaba, onde foi feito um Boletim de Ocorrência (B.O) por contrabando. 

Veja também

Contrabando do Suriname e da Guiana

O Diário do Nordeste apurou que o cigarro contrabandeado vem de países como Suriname e Guiana, com destino à Chaval, no litoral do Ceará. Quando chega ao município, o cigarro é distribuído para Camocim e Paracuru, onde uma embarcação pode ter virado e feito os cigarros aparecerem na orla de Paraipaba. 

Essa rota existe há, pelo menos, dez anos, e a Polícia Federal (PF) já fez diversas apreensões de cigarros contrabandeados. Segundo uma fonte da Polícia Militar, são marcas variadas, que inclusive têm a carteira modificada. Elas não possuem, por exemplo, os avisos do Ministério da Saúde. 

Assuntos Relacionados