Membro de facção é preso por exigir 'taxas' de provedores de internet em Jucás
Suspeito extorquia dinheiro de empresários, fazendo ameaças para intimidá-los a pagar a quantia exigida.
Um homem de 18 anos foi preso, na última segunda-feira (9), suspeito de extorquir dinheiro de empresários para permitir o funcionamento de provedores de internet no município de Jucás, no interior do Ceará.
As investigações policiais apontam que o acusado cobrava taxas ilegais das vítimas, fazendo ameaças para intimidá-las a pagar a quantia exigida. Ele chegou a atirar na fachada de uma empresa de internet da cidade de Tarrafas. As informações são da Tv Verdes Mares.
Suspeito integra facção criminosa
Segundo as autoridades, o suspeito foi identificado como Carlos Alerrandro Adelino da Silva, membro da facção criminosa Comando Vermelho. Ele atuava como "matador" e era ligado ao líder do grupo na região.
Alerrandro foi autuado por participar de organização criminosa e extorsão. O acusado tem antecedentes criminais por tráfico de drogas, posse e porte ilegal de arma de fogo, além de ser suspeito de um duplo homicídio.
Veja também
Conforme a publicação, o homem passou por uma audiência de custódia nessa terça-feira (10) e teve a prisão preventiva decretada pela Justiça, para "garantia da ordem pública".
"Há evidente risco de reiteração delitiva, tanto pela própria participação em organização criminosa, como pelos delitos diretamente relacionados àquela atividade, tais como extorsão em face de comerciantes, ameaças à comunidade e desrespeito à própria administração da justiça, além de ostentar antecedentes infracionais por delitos extremamente graves", diz um trecho da decisão.
O Diário do Nordeste solicitou informações à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) sobre o andamento das investigações e aguarda retorno.